Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Vindouro: A Festa Pombalina que celebra o vinho do Porto, em São João da Pesqueira

  • 333

Vindouro - Festa Pombalina

Jantar Pombalino, Eco Trail Vindouro, Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, Exposições de pintura e Concertos dos Amor Electro e Pedro Abrunhosa são alguns dos destaques deste ano da Vindouro que decorre entre 30 de agosto e 1 de setembro, em São João da Pesqueira, em plena época das vindimas.

Nesta edição da festa que remete para a primeira demarcação de uma região vinícola, marcam presença cerca de 100 expositores no total, de toda da região do Douro. Sob o lema Wine & History, a festa oferece um variado leque de atividades adequadas a amantes do vinho, mas também se estende à gastronomia, à música e ao desporto.

Um dos momentos altos da celebração é o Jantar Pombalino, a decorrer no Palácio de Cidrô, logo no dia de abertura, sexta-feira, 30 de agosto, antecedido de uma prova livre de vinhos, das 18h00 à meia-noite, que marca o início do evento. Cabe à equipa do chefe Rui Paula garantir o melhor serviço gastronómico com a mais apurada gastronomia alto duriense. Durante o jantar são anunciados os vencedores da II edição Concurso de Vinhos “Douro em Prova”. Pelas 22h00 sobem ao palco os lisboetas Amor Electro.

No sábado, os destaques vão para a primeira de várias conversas sobre vinho. “Rosés do Douro”, a partir das 16h00, é debate a evolução desta tipologia ao longo dos anos. Segue-se o Cortejo Pombalino, marcado para as 17h30 e, uma hora depois, um leilão de vinhos generosos com algumas preciosidades. Na Praça do Marquês, centro de toda uma festa, o palco fica a partir das 22h00 a cargo de Pedro Abrunhosa.

O último de três dias de VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina, domingo, 1 de setembro, começa cedo. Às 7h00 arranca a Feira da Senhora do Monte e um pouco depois, pelas 8h30, o Vindouro Eco Trail, uma das novidades desta edição. O Mercado Pombalino abre portas às 11h00 e, simultaneamente, a partir das 12h00, decorrem no núcleo central do evento as provas livres de vinhos.

Para a tarde estão agendados o Grande Prémio Equestre, pelas 15h00 e o último Cortejo Pombalino, às 17h30. Por entre Conversas de Vinho e um encontro de tunas, vai haver ainda espaço, às 21h00, para uma Corrida de Toiros à Antiga Portuguesa, no Campo Municipal de Futebol.

A VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina é uma organização da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos e da Capital Douro - Associação Industrial, Comercial e de Serviços de S. João da Pesqueira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!