Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Douro TGV 2019: Turismo, gastronomia e vinhos a alta velocidade em Vila Real

  • 333

Cada um dos três dias do Douro TGV é dedicado a um tema: 29 de maio marca a abertura do certame com com o Turismo em primeiro plano. Segue-se a Gastronomia da região, que dá o mote para o dia 30 de maio e, por último, os afamados Vinhos, a que se dedica o último dia do evento, 31 de maio.



Porque Vila Real é porta de entrada para o Douro, questiona-se, sob o mote do Turismo, o que significa bem receber, quais os pontos fortes da cidades e o que está a ser feito para a tornar mais atrativa. O debate em torno destas questões acontece durante a tarde, com vários convidados e com a moderação de Carlos Coelho, fundador e presidente da Ivity Brand Corp – consultora internacional de criação, inovação e gestão de marca (também territorial) –, a quem se juntarão vários oradores em representação dos players com impacto na área.

Já a Gastronomia é protagonista do segundo dia do evento, concentrando-se nas Carnes DOP Douro e Trás-Os-Montes – carnes de bovino Barrosã DOP, Maronesa DOP, Mirandesa DOP, o Cabrito Transmontando DOP, os ovinos Borrego Terrincho DOP, Cordeiro Bragançano DOP e Cordeiro Mirandês ou Canhono Mirandês DOP e o Bísaro Transmontano ou Porco Transmontano DOP. Cabe a Rodrigo Meneses, foodie transmontano de alma e coração, acender e moderar o debate sobre o impacto que estes produtos têm e podem ter na região, bem como a sua certificação e valorização. A conversa acontece de manhã e antecipa um jantar “carnívoro” no restaurante Panorâmico da UTAD, pelas mãos do transmontando Marco Gomes, chefe e sócio do restaurante Oficina, no Porto.

Como não podia deixar de ser, o Vinho ocupa grande importância na região e a ele se dedica todo o último dia do evento, com um debate a versar os “primeiros” ‘30 Anos de DOC Douro’; e a ‘Mostra de Vinhos Douro TGV’. Durante a mostra são revelados os vencedores do ‘Concurso de Vinhos Douro TGV’, competição essa que acontece na véspera.



Também 30 anos de carreira celebra o jornalista e crítico de vinhos João Paulo Martins. Pela coincidência e pela experiência acumulada, o Regia Douro Park desafiou-o para moderar um painel com algumas das mais importantes “cabeças de cartaz” do vinho do Douro. Juntos, vão contar histórias e peripécias, assim como assinalar o que mudou para proveito de vinhos cada vez melhores e com projecção internacional.

A decorrer nos Claustros do Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante, 3, Vila Real), com entrada gratuita, a participação no Douro TGV 2019 requer inscrição prévia através do site Douro AgroAlimentar, pelo email: eventos@regiadouro.com ou através do Tel. 259 308 200.

Conheça o programa completo do Douro TGV, organizado pelo Regia Douro Park no site do Douro Agroalimentar.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!