Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Tejo a Copo: Vinhos e gastronomia à prova em Santarém

Tejo a Copo 2019

Gonçalo Villaverde

Vinho e gastronomia juntam-se em Santarém para a segunda edição do Tejo a Copo. Eleita o "Melhor Destino Gastronómico" para 2019, Santarém vai reunir vinte produtores do Tejo e dois restaurantes locais para dar a conhecer os vinhos e o receituário da região, bem como o seu património cultural e aquitetónico.

Durante o encontro, que está marcado para 9 de março às 15h00 no Convento de São Francisco (Rua 31 de Janeiro, Santarém), além de participar nas provas de vinhos e ficar a conhecer a diversidade que esta região vitivinícola tem para oferecer, pode juntar-se à masterclass conduzida pelo jornalista e crítico Fernando Melo, com prova de vinhos comentada centrada na casta Fernão Pires, uma das mais expressivas do Tejo e que representa cerca de 30% da área plantada da região. O acesso é gratuito mas obriga a inscrição no local.

Aproveitando que está na Capital do Gótico, guarde umas horas do dia para um passeio a pé pela cidade ou para uma escapadinha rápida às salinas de Rio Maior. Pelo caminho, eventualmente, terá de parar para reabastecer - o estômago, entenda-se - e nesse caso há muito para provar. Planeie um itinerário gastronómico, para desfrutar de uma cozinha riquíssima, com a Sopa da pedra de Almeirim, a Açorda de sável, o Ensopado de enguias, o Arroz de lampreia; e parta para a sobremesa, com as Tigeladas e as Fatias de Tomar. Pode ainda fazer um brilharete à mesa e escolher os vinhos que ficou a conhecer no Tejo a Copo para harmonizar a refeição.

A entrada no Tejo a Copo, organizado pela Comissão Vitivinícola do Tejo, é gratuita mas obriga à compra de um copo de prova por €3. Os restaurantes presentes no evento são o Dois Petiscos, de Santarém, e o Cisco, de Almeirim.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!