Receitas

Polvo, lula ou choco? Siga estas receitas de assinatura e saiba o que cozinhar esta semana

Em tempo de recolhimento, aproveite as sugestões diárias de receitas Boa Cama Boa Mesa para fazer em casa. Dos pratos vegetarianos às sobremesas, siga as dicas de dos chefs e decida, a partir de produtos portugueses. o que cozinhar ao longo dos próximos 7 dias,

Ainda abundantes na costa portuguesa, os cefalópodes constituem a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos. A origem do nome – cefalópode – indica “que tem pés na cabeça”, ou seja, tem pés (tentáculos) que estão no corpo (cabeça). A gastronomia tradicional portuguesa revela a importância destes moluscos invertebrados na alimentação das populações ao longo dos séculos. As novas técnicas culinárias conseguiram dar um brilho a maior às qualidades do polvo, da lula e do choco.

Esta semana, os chefs João Rodrigues, Noélia Jerónimo e Rodrigo Castelo sugerem, para fazer em casa, 7 receitas em que os cefalópodes, enquanto produto nacional, podem surpreender e brilhar na mesa dos portugueses.

Para começar, como entrada ou petisco, João Rodrigues, responsável pelo premiado Feitoria, em Lisboa, e mentor do Projecto Matéria, sugere Croquetes de polvo, com toques de gengibre e coentros. Caso pretenda fazer desta receita, um prato principal, aconselha-se a acompanhar com puré de batata-doce. Outras opções a considerar, também da autoria de João Rodrigues, como entrada ou petisco, são as Lulinhas salteadas com alho e coentros. e os Choquinhos fritos e maionese da tinta.

Para pratos principais, a chef algarvia Noélia Jerónimo presta homenagem a Santa Luzia e revela os segredos para surpreender a família com Polvo no forno com alho confitado. Em alternativa, aprenda a apurar os sabores da Caldeirada de choco com batata-doce e ervilhas, um prato para fazer em cerca de 1 hora. Noélia deixa ainda como sugestão para o fim de semana a tentadora receita de Lulas recheadas com molho de espumante e tinta.

Para todos os que desejem apurar as técnicas de cozinha, o chef Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém, deixa o desafio a todos para prepararem a receita Cornos e tentáculos com puré de inhame, em que o tagliatelle de lulas é um dos principais ingredientes, com visível impacto no sabor e no prato.

Falta-lhe inspiração para cozinhar? As receitas diárias do Boa Cama Boa Mesa ajudam a ser um verdadeiro chef em casa!

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!