Receitas

O que cozinhar esta semana: 7 receitas vegetarianas para recuperar dos excessos

Sopa de chícharos - Ljubomir Stanisic

Em tempo de confinamento, aproveite as sugestões diárias de receitas Boa Cama Boa Mesa para fazer em casa. Dos pratos vegetarianos às sobremesas, siga as dicas de cinco conhecidos chefs e decida o que cozinhar ao longo dos próximos 7 dias, a partir de 7 produtos portugueses.

À semelhança do Natal, a Páscoa também é pródiga em excessos alimentares. Mesmo sem famílias numerosas reunidas, não há casa portuguesa onde a mesa não seja farta de comida e doces. A semana que se segue a esta época da tradição católica, que por sinal coincide com a segunda fase de desconfinamento no nosso país, é ideal para desintoxicar o organismo. E os vegetais são, como se sabe, excelentes aliados nesta tarefa. Por isso, as propostas apresentadas passam por refeições leves, com alimentos saudáveis.

Para começar, nada melhor do que um super alimento em forma de fruto, o abacate. Granada de abacate é a sugestão do chef Ljubomir Stanisic, que vai conduzi-lo numa viagem de cor e sabor. O mesmo sucede com a proposta Tártaro de beterraba, cujo ingrediente principal é rico em antioxidantes e fonte de vitaminas A, B e C. Do mesmo chef, mais uma proposta vegetariana e saudável, Hummus de bolota e grão, ambos alimentos indicados em dietas vegetarianas.

As sopas são também boas aliadas da dieta, por isso propomos o Creme de abóbora com sementes, do chef João Rodrigues e a Sopa de chícharos e agrião do chef e proprietário do restaurante 100 Maneiras, agora à frente do programa de televisão da SIC, Hell´s Kitchen, no domingo à noite. Aliás, numa alusão à nacionalidade do chef, Burek jugoslavo de espinafres e queijo pode perfeitamente ser um prato para confecionar antes de se sentar a ver o programa.

Apesar de ser batata, a variedade olho-de-perdiz, que inspira a receita do chef João Rodrigues Batata olho-de-perdiz glaceada, tem um baixo teor de amido, o que a torna bastante dietética e, por isso, ideal para esta semana dedicada a eliminar excessos.

Falta-lhe inspiração para cozinhar? As receitas diárias do Boa Cama Boa Mesa ajudam a ser um verdadeiro chef em casa!

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!