Receitas

O que cozinhar esta semana: 7 receitas inspiradas pela Páscoa

Molhinho de borrego com feijão-branco - chef Rodrigo Castelo

Em tempo de confinamento, aproveite as sugestões diárias de receitas Boa Cama Boa Mesa para fazer em casa. Dos pratos vegetarianos às sobremesas, siga as dicas de cinco conhecidos chefs e decida o que cozinhar ao longo dos próximos 7 dias, a partir de 7 produtos portugueses.

Entrámos na Semana Santa e, pelo segundo ano consecutivo, as tradições têm de ser alteradas por causa da Covid-19. As famílias não se podem juntar, mas isso não é motivo para que, no núcleo familiar, a época não seja celebrada a rigor. A começar pela cozinha e pelas receitas que caracterizam a época. Ou, pelo menos, por produtos que fazem alusão à Páscoa. O mais tradicional de todos é o cabrito que o chef Rodrigo Castelo apresenta aqui na versão de bode, numa das suas receitas de eleição: Capado assado no forno com arroz da Lezírias, grão-de-bico e miúdos.

Igualmente tradicional nesta época festiva, é o borrego, também ele uma sugestão do chef e proprietário do restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém. Molhinhos de borrego com feijão-branco, é a proposta apresentada. Ainda na onda dos pratos de carne mais tradicionais desta época do ano, o chef Rodrigo Castelo ensina como fazer Ensopado de carneiro à ribatejana.

Quem dispensa a carne, ou para a Sexta-Feira Santa, quando a Igreja recorda a morte de Jesus, fica a proposta de Línguas de bacalhau e pil pil, do chef João Rodrigues. Focaccia de trigo barbela, um pão rústico italiano que é sugestão vegetariana do chef Ljubomir Stanisic, é um excelente complemento para qualquer um dos pratos anteriores.

E porque na Páscoa os doces também são reis, aqui ficam duas receitas da chef Michele Marques com um dos ingredientes mais típicos da época: a amêndoa. São elas a Mousse de chocolate com amêndoas caramelizadas e flor de sal e, numa versão mais light, Brownie de alfarroba e amêndoa.

Falta-lhe inspiração para cozinhar? As receitas diárias do Boa Cama Boa Mesa ajudam a ser um verdadeiro chef em casa!

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!