Receitas

Chef em Casa: Brownie por Diogo Lopes do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

Para ler, ver e fazer em casa. Todos os dias uma nova receita no site Boa Cama Boa Mesa. Hoje, aprenda a fazer um Brownie, com Diogo Lopes, sous-chef de pastelaria do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

É um dos representantes da nova geração de pasteleiros portugueses. Aos 30 anos, Diogo Lopes é sous-chef de pastelaria, desde 2017, no exigente Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, onde trabalha com Fabian Nguyen. Foi um regresso a casa deste jovem que sonhava em ser cozinheiro e acabou perdido de amores pela pastelaria. Estreou-se no Ritz e depois, entre estágios e desafios, passou pelos cincos restaurantes do Penha Longa Resort e pelas cozinhas do Dinner by Heston Blumenthal e The Fat Duck, em Londres.

Hoje, para os leitores do Boa Cama Boa Mesa sugere um sempre tentador Brownie, para ver, ler e fazer em casa... até porque, como diz, Diogo Lopes, o chocolate é um dos seus ingredientes preferidos pela versatilidade que apresenta.

Loading...

RECEITA DE BROWNIE

Ingedientes:
230 g de chocolate negro; 250 g de manteiga sem sal; 20 g de farinha de trigo; quatro ovos; 400 g de açúcar mascavado (escuro); 5 g de sal fino; 50 g de chocolate negro para decoração.

Preparação/Confeção:
Preaquecer o forno a 175º.

Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria, sem que fique demasiado quente, e reservar de lado.

Misturar o açúcar, o sal e os ovos uniformemente e, aos poucos juntar a misturar o chocolate e manteiga.

Envolver a farinha, e quando estiver bem misturado verter para uma tarteira ou tabuleiro previamente revestido com papel vegetal.

Levar ao forno a cozer por 20 minutos e deixar arrefecer antes de decorar com raspas de chocolate negro.

Desfrutar sem culpa e em moderação.

Diogo Lopes
JANINE SILVA FERREIRA

Premiado, em março, com uma Chave de Platina, sobre o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa. Tel. 213811400), o guia Boa Cama Boa Mesa 2020, escreve: "Cura é a grande novidade de 2020 do mais luxuoso e requintado hotel de Lisboa. Trata-se do novo restaurante, de cozinha de autor, instalado no piso térreo, junto à receção, e liderado pelo chef Pedro Pena Bastos. Esta nova aposta junta-se ao consolidado Varanda, onde Pascal Meynard, em ambiente mais clássico, continua a mostrar toda a mestria de uma cozinha francesa trabalhada com os melhores produtos portugueses. É também neste espaço que ao almoço decorre aquele que é considerado o melhor buffet de Lisboa e ao fim de semana um brunch imperdível. Com 60 anos, o hotel mantém toda a excelência dos serviços, bem como o acompanhamento personalizado aos clientes e as mordomias especiais para as famílias com crianças, mas também para quem se faz acompanhar pelo animal de estimação. Encante-se com as obras de arte nos espaços comuns e os arranjos florais no lobby. Os 282 quartos e suítes revelam toda a elegância do luxo e acompanham as evoluções tecnológicas. Este ano nasce também a piscina exterior, outra grande novidade deste icónico hotel."

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!