Opinião

"A Barragem de Santa Clara é fantástica no verão"

Barragem de Santa Clara
Luís Guerreiro

Uma visita guiada ao Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina conduzida por Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina, especialmente preparada para a coleção de guias Viver Portugal, oferecida com o Expresso

Marta Cabral

Presidente da Associação da Rota Vicentina

Natural de Lisboa e residente em Aljezur, Marta Cabral é licenciada em Gestão de Empresas e Marketing pelo ISCTE. Em 2008, iniciou a coordenação do projeto Rota Vicentina, que dá a conhecer o melhor da costa alentejana e da costa ocidental do Algarve. Foi cofundadora da Associação Rota Vicentina, da qual é hoje presidente da direção.

À beirinha de Santa Clara de BTT
Estou a começar na BTT e a estudar os percursos mais fáceis. Destacaria o azul de Santa Clara. A Barragem de Santa Clara é um sítio fantástico de verão para poder mergulhar e tomar banho. Tem a vantagem de estar junto à estação de caminho-de-ferro. Ou seja, dá para passar o dia sem carro e para transportar a bicicleta no comboio.

Sentir a aldeia de Colos
Gosto muito do verde de Colos. É uma aldeia em que a pessoa sente que está no interior, no Alentejo mais tradicional, menos plano, com aquela energia típica da paisagem alentejana. É uma aldeia muito simples, mas como em todas aldeias, vale a pena comprar pão, bolinhos tradicionais, como as alconcoras, e tomar um medronho no final do passeio. Este é também um bom roteiro para famílias porque é de nível mais fácil.

Trilhos pedestres junto ao mar
Sou madrinha do percurso do Amado, um percurso circular, junto à costa, na Carrapateira. Normalmente gosto de percurso circulares. Há outros percursos de que gosto muito como o da Senhora das Neves (Odemira), que também pode ser feito por famílias, uma vez tem três opções de distâncias

Surf em Odeceixe
Recomendo a escola de Odeceixe, Surf Seixe Academy (Tel.967504952), para praticar surf. Vivo aqui há 17 anos e o surf foi uma descoberta maravilhosa quando experimentei.

DR

Passeios de burro e olaria
Um projeto para famílias que considero incontornável é o projeto Burros & Artes (Tel.967145306), tem passeios de burro e ateliês de olaria, conceito muito interessante.

Touro Azul
Há um projeto de que sou muito fã, que é o Touro Azul, passeios culturais com a comunidade local. Cada passeio envolve uma pessoa ou grupo da comunidade, com temas diferentes, que conta as estórias dos lugares e das vivências.

Pizzas vegan em Aljezur
As tascas da aldeias são sempre incontornáveis, mas fiz uma descoberta do restaurante Trigo Vermelho (Tel. 916312026), em Aljezur, que vende pizzas vegan, algo pouco comum, mas gostei muito do conceito do restaurante e do cuidado na seleção de ingredientes.

Nascer e o pôr do sol é em Sagres
Assistir ao pôr do sol na Fortaleza de Sagres é um clássico sempre interessante de viver, mas, para ser diferente, sugiro assistir ao nascer do sol em qualquer lugar da ponta de Sagres

Este texto de opinião foi adaptado a partir dos guias Viver Portugal, distribuídos com o jornal Expresso em junho e julho de 2020.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!