Opinião

"Piquenique à luz das estrelas do Alqueva"

Cromeleque, Alqueva
Miguel Claro

Uma visita guiada ao Alqueva, no Alentejo, conduzida por Apolónia Rodrigues, presidente da Associação Dark Sky e da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, especialmente preparada para a coleção de guias Viver Portugal, oferecida com o Expresso

Apolónia Rodrigues

Presidente da Associação Dark Sky e da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo

Mentora e criadora da marca destino “Dark Sky” e “Dark Sky Alqueva”, Apolónia Rodrigues nasceu em Aveiro, onde se licenciou em Gestão e Planeamento em Turismo. Desde 1998 que o Alentejo é casa e paixão.

Passeio de balão
A emoção de fazer um passeio de balão ao nascer do sol é algo que nos acompanha para sempre, especialmente quando a nossa experiência conta com o profissionalismo e simpatia da equipa da Balonissimo (Tel. 935646124). Observar o Lago Alqueva a partir dos céus e em toda a plenitude, com as lindíssimas aldeias, vilas e paisagens, é de tirar o fôlego.

Juromenha, miradouro privilegiado
Ao final do dia, adoro visitar os miradouros. O miradouro de Juromenha é um dos sítios que gosto de visitar. Deixo-me encantar pela Fortaleza, pelo Guadiana e vista privilegiada para a parte espanhola do Dark Sky Alqueva.

Ioga ao pôr-do-sol
A meio da tarde gosto de fazer um passeio pedestre. Os mais fascinantes terminam em lugares mágicos. Sempre que volto ao Endovélico, em Alandroal, há algo diferente para sentir, tal como no Pulo do Lobo, em Mértola. O Cromeleque dos Almendres é outro lugar mágico, adequado para uma sessão de ioga ao pôr-do-sol, conduzida pelo Áshrama Évora Dhyána (Tel. 266702396).

Passeio romântico a cavalo
Nada mais romântico que um passeio a cavalo com a minha “cara metade”, por entre oliveiras e monumentos megalíticos que tão bem representam a história de São Lourenço do Barrocal (Monsaraz. Tel. 266247140), recentemente transformado em hotel de cinco estrelas e que nos proporciona estas experiências inesquecíveis.

Piquenique à luz das estrelas
Junto à Aldeia Ribeirinha de Campinho, próximo do Parque de Merendas, há um lugar perfeito para um piquenique à luz das estrelas. Escolho os petiscos no Aloendro (Estrada de Évora, Reguengos de Monsaraz. Tel. 266502109) ou na Casa da Cumeada (Largo da Nossa Senhora das Neves, 11, Cumeada. Tel. 266587081), dependendo do que me apetece, mas o pão tem de vir da Padaria do Telheiro (Aldeia do Telheiro). Depois de petiscar, fico horas a apreciar o nascer da Via Láctea, os reflexos na água e os sons da noite.

Sede da Associação Dark Sky Alqueva
Miguel Claro

Este texto de opinião foi adaptado a partir dos guias Viver Portugal, distribuídos com o jornal Expresso em junho e julho de 2020.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!