PUB

Há festa nas Aldeias Históricas! Trancoso e Marialva oferecem música e animação

Trancoso

Numa homenagem a “Bandarra, o Sapateiro Contador de Histórias e Futuros” e às “Mulheres de Marialva”, as duas aldeias histórica animam o fim de semana com atividades de ontem e de hoje. Há trovas e versos, mas também showcookings, performance, urban scketch e muita música.

As Mulheres de Marialva e Bandarra, o Sapateiro Contador de Histórias são protagonistas da festa que anima dias e noites de Trancoso e Marialva no fim de semana de 25 e 26 de setembro. Nestas duas Aldeias Históricas de Portugal há trovas, versos, música e tradições, mas também divertimentos mais contemporâneos como urban scketch, degustações de pratos regionais, showcooking, visitas encenadas e performance.

Paulo Chaves

O mítico sapateiro, poeta e profeta Bandarra deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, sobre o futuro de um povo que se há-de cumprir, e sobre quem Fernando Pessoa disse que "o coração não foi português, mas Portugal". A figura, ligada à identidade do território, faz parte da História e do imaginário da Aldeia Histórica de Trancoso, que o celebra lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições de Trancoso esta sexta-feira, dia 25, com atividades como urban scketch, degustações de pratos regionais, showcooking, uma visita guiada encenada e três performances, que juntam vários nomes do panorama artístico nacional.

No dia seguinte, sábado, a festa e a animação chegam à aldeia histórica de Marialva. A 20 km de distância, o tema desta celebração são "As Mulheres de Marialva”. Destaca-se o papel que as mulheres da aldeia tiveram na sua herança patrimonial e cultural, com gastronomia, visitas guiadas encenadas e uma caminhada, terminando com um concerto de um dos grandes mestres da guitarra portuguesa, António Chainho, com uma grande mulher do fado, Kátia Guerreiro.

A festa acontece este fim-de-semana de 25 e 26 de setembro no âmbito do Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa”. Tendo conta a pandemia, a participação nos eventos será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas as festas poderão ser sentidas e vividas em todo o mundo, via streaming, nas redes sociais.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade dos eventos ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Trancoso é necessário contactar o Posto de Turismo de Trancoso, através do Tel. 271811147 ou do e-mail: turismo@cm-trancoso.pt. Para reservar presença na festa da Aldeia Histórica de Marialva deve contactar o Posto de Turismo de Marialva, através do Tel. 279859288 ou do e-mail: turismomarialva@cm-meda.pt.

Saiba mais sobre a rede de Aldeias Históricas de Portugal

Este artigo contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal