Iniciativas e Produtos

Guia Boa Cama Boa Mesa 2021: Há 52 novidades entre os mais de mil hotéis e restaurantes selecionados

Herdade da Malhadinha Nova
Alexander Bogorodskiy

Em ano de grandes dificuldades associadas à pandemia de covid-19, a nova edição do guia Boa Cama Boa Mesa, disponível a partir de 18 de junho, apresenta mais de 50 novidades, entre alojamentos e restaurantes

À venda a partir de dia 18 de junho, o guia Boa Cama Boa Mesa 2021, selecionou 478 alojamentos e 601 restaurantes, apresentados por distritos e abrangendo as duas regiões autónomas (Açores e Madeira).

Apesar de todos condicionalismos e impacto gerados pela pandemia de covid-19, o sector do turismo demonstrou resiliência e iniciativa, refletidos não só nas distinções especiais criadas, como nas diversas novidades (espaços inaugurados depois de março de 2020), selecionadas para esta edição. Curiosamente, entre os 478 alojamentos, existem 26 novidades, e entre 601 restaurantes, outras 26 novidades, uma das quais premiada com um Garfo de Prata.

Em Lisboa e no Porto, duas cidades fortemente afetadas pela ausência de turismo, registam-se as estreias de vários hotéis, bem como na Madeira e nos Açores. Em contraponto, no Algarve não há novidades a assinalar. Já na restauração, o distrito do Porto ganha destaque com seis novos espaços gastronómicos (abertura após março de 2020) selecionados. Na vertente Boa Mesa e acompanhando os novos tempos, foram ainda criados ícones que indicam a existência de esplanada e de serviço de take-away ou delivery.

Largo do Paço
Luis Ferraz

Relativamente aos prémios, a edição de 2021 mantém as três categorias, em cada área. Em Boa Cama, é atribuída a distinção Chave de Prata, Chave de Ouro e Chave de Platina e ainda se destaca uma novidade como Revelação; e em Boa Mesa, Garfo de Prata, Garfo de Ouro e Garfo de Platina, bem como a distinção do Chef do Ano. A título excecional e em ano fortemente marcado pelo impacto da pandemia de covid-19 no sector da restauração, o Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa foi, pela primeira vez e a título excecional, atribuído ex aequo a duas personalidades com uma longa carreira dedicada à gastronomia: Lurdes Graça, com 89 anos, e Emílio Andrade, com 100.

Em 2021 o guia Boa Cama Boa Mesa decidiu ainda, com o apoio do BPI, distinguir, como exemplo e em representação de todos os resilientes, o mérito de 10 alojamentos e 10 restaurantes, um por cada distrito e Regiões Autónomas (Açores e Madeira), que de alguma forma sobressaíram na componente social, no apoio à população local e aos profissionais de saúde, bem como ao investimento em tempo de crise e a capacidade de reinvenção. Essas histórias, que pretendem também evocar muitas outras, são contadas nas páginas do guia deste ano.

A edição de 2021 do guia Boa Cama Boa Mesa chega às bancas dia 18 de junho, por €16,90. Pode fazer, desde já, a sua encomenda através da Loja Expresso.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!