Passeio Verde

A maior lagoa de água salgada da Europa, passadiços e uma montanha de areia para descobrir no Oeste

Passadiços da Foz do Arelho
Divulgacao

Entre as Caldas da Rainha, a uma hora de Lisboa, e Óbidos são vários os locais em que a natureza convida a momentos de descoberta, liberdade e diversão ao livre.

Comece este Passeio Verde pelas Caldas da Rainha, apenas a uma hora de Lisboa. Esta é cidade que Bordalo Pinheiro celebrizou e, inesperadamente, em pleno centro urbano, depare-se com a surpreendente Mata Rainha D. Leonor. Trata-se de um espaço verde de grande beleza natural, que se mantém como reserva ambiental há mais de cinco séculos. Em 17 hectares de ar puro, encontra uma abundante diversidade de fauna e flora, onde predominam o pinheiro manso, os carvalhos, os plátanos e as acácias. A sombra criada pelas imponentes árvores convida a caminhadas através dos trilhos existentes, tal como a divertidos piqueniques. No recinto existem também equipamentos de ginástica que podem ser utilizados pelos visitantes.

Pavilhões do Parque D. Carlos I
Divulgação

A Mata Rainha D. Leonor - que recebeu este nome por ter sido plantada na época de Leonor de Lencastre, mulher do rei D. João II -, foi criada com o intuito de proteger as nascentes de água termal que abasteciam o Hospital Termal Rainha D. Leonor, atuais Termas das Caldas da Rainha. A mata confina com o Parque D. Carlos I, considerado um dos parques mais ricos em biodiversidade do país. Encante-se com o jardim romântico, o lago artificial. onde pode usar barcos a remos, as alamedas arborizadas e procure a Aldeia dos Macacos de Bordallo Pinheiro.

Foz do Arelho
Turismo Centro de Portugal

A maior lagoa de água salgada da Europa

A menos de 30 km das Caldas da Rainha, em direcção ao litoral, seguimos em modo elétrico no Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa, até ao mar, onde a paisagem muda totalmente. Deslumbre-se com a Lagoa de Óbidos, o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e que ostenta ainda o estatuto de maior lagoa de água salgada da Europa .A lagoa apresenta uma grande biodiversidade de ecossistemas de fauna e flora, mas também de avifauna, com várias espécies migratórias, que convidam à prática de birdwatching. A ligação ao mar é feita na bonita praia da Foz do Arelho, uma das mais procuradas da região Oeste. Num só local encontra a calmaria da lagoa, onde as crianças gostam de brincar e se praticam actividades lúdicas adaptadas à serenidade das águas, como passeio em gaivotas, stand up paddle e windsurf e, em contraste, a praia aberta para o mar. Uma vez na Foz do Arelho não deixe de fazer um passeio pelas arribas e desfrutar de uma panorâmica de cortar o fôlego sobre o mar. As Arribas da Foz do Arelho têm passadiços em madeira, que permitem passeios em segurança no meio da vegetação e junto à falésia.

Salir do Porto
Manique Barroso/Turismo Centro de Portugal

A maior duna de Portugal

Em modo elétrico, em nome da sustentabilidade e para diminuir a pegada ecológica, seguimos pelo litoral em direção a norte. A pouco mais de 15 minutos encontra-se outro espectáculo da natureza: a Praia de Salir do Porto. Com areal extenso, a praia ganhou fama por ter a mais alta duna do país, com 50 metros de altura. Ideal para muitas brincadeiras em família, que terminam, invariavelmente, em divertidos mergulhos na areia... O segredo, dizem, é descer a correr na diagonal.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
DR

Nunca como agora, descobrir Portugal fez tanto sentido e foi tão sustentável.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!