Covid-19

União Europeia vai ter livre-trânsito digital covid já em junho

Rui Duarte Silva

Em tempo recorde, em menos de três meses, espera-se que esteja pronto o “livre-trânsito digital Covid”. A proposta legislativa da Comissão Europeia já mereceu elogios por parte do Turismo de Portugal

Está tudo a postos para a criação de um livre-trânsito digital que comprove a vacinação, testagem ou recuperação da Covid-19, com vista à retoma da livre circulação entre os Estados da União Europeia. A proposta legislativa da Comissão Europeia já foi apresentada com a garantia de que um sistema deste tipo nunca poderá ser discriminatório e deverá sempre salvaguardar questões como a privacidade e a proteção de dados.

Agora, falta a aprovação pelo Parlamento Europeu e dos países-membros da União Europeia, processo que deve ficar concluído até ao próximo mês de junho.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, esta é “uma medida importante para a recuperação de uma das indústrias mais afetadas pela pandemia global”. O Turismo de Portugal assume ainda estar preparado para operacionalizar internamente este livre-trânsito digital Covid-19 e afirma-se disponível para “colaborar com a Comissão Europeia para que esta solução venha a ser implementada em tempo recorde no espaço europeu e possa, em breve, ser extensível a mercados não Schengen”.

ronstik

A ideia de criar este certificado digital para permitir a retoma do setor das viagens e do turismo começou por ser abordada no início deste ano, por iniciativa do primeiro-ministro da Grécia, sendo apoiada por Portugal, Espanha, Itália e Malta. Já França, Alemanha e Holanda disseram preferir outras alternativas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!