Boa Vida

Barca d' Amieira: o novo trilho com ponte suspensa, miradouro transparente e baloiço lilás

Trilho da Barca D’Amieira
CM Nisa

Um “trilho de encantar” acaba de nascer em Nisa, nas margens do Rio Tejo. O Trilho da Barca D’Amieira destina-se a ser desfrutado por famílias, tendo em conta a grande facilidade e beleza do percurso

O que vai encontrar neste que é um dos trilhos mais recentes do país, o Trilho da Barca D’Amieira, é uma agradável surpresa. Logo para começar instagramáveis baloiços de cor lilás. Ninguém vai resistir à fotografia em tão mimosa estrutura, nem a um regresso à infância baloiçando-se junto da Árvore Lilás.

Trilho da Barca D’Amieira
CM Nisa

Depois há também o Miradouro Transparente do Tejo (skywalk), o sítio por onde se sugere que se comece o percurso, apesar de este ser circular. Como o nome deixa adivinhar, este miradouro deixa ver o que está por baixo dos pés, a água da Barragem do Fratel, oferecendo uma sensação inigualável.

Trilho da Barca D’Amieira
CM Nisa

Uma ponte pedonal suspensa sobre a ribeira de Figueiró, acrescenta aventura ao percurso, cujo total perfaz cerca de 3,5 km.
Sempre ao longo do Tejo, este percurso conta ainda com um passadiço em madeira e um módulo de birdwatching. Ao longo do percurso vários elementos artísticos decorativos de grandes dimensões. A formiga, a garça-real, a borboleta e a raposa, são alguns dos animais representados.

Trilho da Barca D’Amieira
CM Nisa

O passadiço faz a ligação ao Muro de Sirga, onde é possível, a partir do módulo Casa da Árvore, ter uma vista única sobre a foz do rio Ocreza. No final do trajecto existe uma plataforma flutuante que faz a travessia do rio Tejo, e um espaço verde onde poderá repousar e retemperar energias.

Apesar de este percurso poder ser feito em qualquer altura do ano, há que ter certos cuidados como com o piso escorregadio durante o inverno e as altas temperaturas que se fazem sentir no verão. Para evitar contratempos é importante que se desloque somente pelos trilhos sinalizados.

Trilho da Barca D’Amieira

O nome do trilho remonta aos tempos em que uma embarcação fazia a ligação entre o apeadeiro ferroviário da Barca D'Amieira -Envendos, na margem norte do Tejo, e a estrada que conduz à localidade de Amieira do Tejo, no Alentejo, unindo assim os dois cais que entram rio adentro.

No concelho de Nisa, além do Trilho da Barca D’Amieira, encontra vários percursos pedestres para observação da Natureza e Património, entre os quais o Roteiro das Fontes, os Trilhos da Mina de Ouro do Conhal, os Trilhos do Moinho Branco, ou os Trilhos das Jans.

Trilho da Barca D’Amieira
CM Nisa

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!