Boa Vida

Miradouro do Ujo: perder o fôlego, suspenso entre o rio e o céu

Miradouro do Ujo
CM Alijó

Entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres, no concelho de Alijó, encontra-se o surpreendente Miradouro do Ujo, que oferece uma paisagem com beleza sem fim. Inaugurado em 2019 tem ganho grande notoriedade nas redes sociais pelo impacto das fotografias publicadas.

A paisagem envolvente, entre o rio Tua e o topo das montanhas no Douro, é, por si só, de cortar a respiração. Quem ama a Natureza tem aqui uma espécie de santuário onde se misturam os ingredientes mais que perfeitos: água, vegetação, fauna, montanha e céu a perder de vista. Mas mais impressionante ainda é a vista que oferece o Miradouro do Ujo, o mais recente ponto panorâmico do Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Inaugurado em 2019, o surpreendente Miradouro do Ujo, no concelho de Alijó, tem ganho grande notoriedade nas redes sociais pelo impacto das fotografias publicadas pelos turistas.

Ver Instagram

Os pés estão (bem) assentes na imponente estrutura de ferro, mas a sensação é literalmente de estar a planar entre o rio Tua e o céu. Isto porque a plataforma ergue-se “no nada”, oferecendo uma perspetiva absolutamente única do local. Podemos até dizer que é só para corajosos, mas, se não experimentar, não imagina o que vai perder.

A surpreendente obra, de autoria do arquiteto Henrique Pinto e do engenheiro Filipe Calisto, oferece uma vista que é marcada pelo rio e albufeira e uma grande diversidade de fauna e flora, de onde se destacam os recortes das montanhas e as vinhas. Como curiosidade, Ujo significa ave de rapina e é um dos nomes dados aos mochos nesta região.

Miradouro do Ujo
CM Alijó

Com a sua tamanha beleza, o Miradouro do Ujo pode perfeitamente servir de aliciante como ponto de partida para a descoberta dos vários miradouros do Parque Natural Regional do Vale do Tua, que engloba cinco concelhos: Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela. Só no concelho de Alijó existem sete miradouros para descobrir e apreciar a paisagem. Mas, Carrazeda de Ansiães dispõe de nove, entre eles os deslumbrantes miradouros da Barragem de Foz-Tua e Miradouro de S. Lourenço.

Miradouro do Ujo
CM Alijó

No Miradouro Olhos do Tua, no mesmo concelho, encante-se não só com a excelente vista panorâmica sobre um amplo troço do vale do Tua, como pela sua estrutura, que representa a quilha de um barco numa alusão à recente navegabilidade deste curso fluvial.

Mirandela, Murça e Vila Flor oferecem, no total, nove imperdíveis miradouros, três em cada concelho. De entre eles destaque para o Miradouro do Cabeço da Nossa Senhora da Assunção, ex-líbris do concelho de Vila Flor que, à semelhança do Miradouro do Ujo, e do alto dos seus 760 metros de altitude, “parece suspenso das nuvens”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!