Boa Vida

Monção tem novos passadiços para conhecer já esta primavera

Passadiços de Monção
CM Monção

O novo passadiço, batizado de Galiza mail’ o Minho, liga o centro histórico de Monção à zona ribeirinha. A infraestrutura foi inaugurada há dias e convida a passear ao longo do rio Minho

“Vendo-os assim tão pertinho, a Galiza mail’ o Minho, são como dois namorados que o rio traz separados quasi desde o nascimento. Deixal-os, pois, namorar já que os paes para casar lhes não dão consentimento”, conta o poema de João Verde, o mais ilustre homem das Letras de Monção. É nele que são inspirados os novos passadiços da terra, que proporcionam mais um bonito local de passeio para os habitantes de Monção e todos os seus visitantes.

Os passadiços “Galiza mail’ o Minho” estendem-se ao longo da muralha de Monção, sempre com o rio Minho a acompanhar, num percurso verde e fresco, que liga o centro histórico da vila à zona ribeirinha, onde está localizado o Parque das Caldas, um dos maiores centros de lazer ao ar livre de Monção.

Passadiços de Monção
CM Monção

Ao longo do percurso existem diversos pontos de descanso e contemplação, que permitem aos caminhantes usufruir de momentos de repouso e, ao mesmo tempo, apreciar a envolvente paisagística que compreende o rio Minho e as muralhas, classificadas de Monumento Nacional desde 1910.

Este passadiço, que tem acesso por uma abertura existente no pano da muralha junto às escadas do Arado, proporciona uma panorâmica inspiradora e relaxante, ao mesmo tempo que reforça a ligação dos monçanenses ao rio Minho e fortalece a componente turística do Parque das Caldas.

Neste local, onde foram construídas várias estruturas de lazer, o passeio tem continuidade no passadiço de madeira junto ao Rio Minho e ecovia até ao posto aquícola, em Troviscoso. A intervenção englobou também a reconstrução dos muros de suporte dos antigos socalcos de cultivo e a iluminação pública da muralha.

Com esta nova infraestrutura, a vila raiana vê alargado um trajeto que engloba a ecopista de Monção, os Passadiços da Fortaleza de Monção e o Parque das Caldas.

Passadiços de Monção
CM Monção

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!