Boa Vida

Aldeias Históricas apresentam a maior rede de percursos cicláveis do país: são 3.500 km divididos por 46 rotas

Aldeias Históricas de Portugal
Nelson Almeida

Mesmo em tempo de pandemia, as Aldeias Históricas de Portugal decidiram anunciar duas grandes novidades: a maior rede de percursos cicláveis do país, com 3.500 km, e o facto de serem o primeiro destino em rede coberto a 100% por fibra ótica e com wi-fi gratuito

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de anunciar a criação da maior rede de percursos cicláveis do país. Com 3.500 km de extensão, a rede, que se divide em 46 percursos, integra o projeto “Destino mais #bikelife”. Graças a este projeto passa a ser possível usufruir de um percurso ciclável que engloba as 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), mas também as envolventes naturais, extravasando ainda a prática do cicloturismo para mais 11 municípios vizinhos.

Já reconhecido, o potencial para a prática do ciclismo, tanto turístico como desportivo, ganha agora uma nova atratividade sublinhada pelos cenários idílicos ou pela geomorfologia variada, não esquecendo os monumentos classificados, mas sobretudo os mais belos parques naturais e reservas de Portugal classificadas como Património Mundial da UNESCO como é o caso do Parque Natural do Tejo Internacional e o Parque Natural da Serra da Estrela, recentemente consagrado Geopark Mundial pela UNESCO.

É ainda possível conhecer a Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Reserva Natural da Serra da Malcata, a Área Protegida Privada da Faia e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha. Recorde-se que a região recebera, recentemente, o certificado Biosphere Destination atribuído pelo Instituto do Turismo Responsável às Aldeias Históricas.

São lugares que convidam à descoberta, mas que exigem o compromisso da respetiva preservação e as bicicletas surgem como a forma de os percorrer sem aumentar a pegada ambiental.

Fauna e flora únicas convidam ao desporto ao ar livre, afigurando-se estes percursos cicláveis como ideais para conhecer as Aldeias Históricas em família, de forma suave, ou com amigos mais aventureiros, por exemplo. Foi com o intuito de proporcionar momentos diferenciadores ao visitante que surgiu este projeto único em Portugal, nascido da parceria entre as Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico e a Federação Portuguesa de Ciclismo, Rede de Percursos Cicláveis das Aldeias Históricas de Portugal.

A rede de 3.500 km está, naturalmente, pensada para ser percorrida de acordo com a pretensão do visitante e comporta desde já 46 percursos identificados e categorizados. Por exemplo, para o turista mais “aguerrido”, cuja perspetiva de exploração seja focada única e exclusivamente nas 12 aldeias, pode explorar um percurso ciclável que perfaz 700 km. Será uma proposta ambiciosa, mas mais do que justificada. Parte de Belmonte, tem passagem por Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva, Linhares da Beira, Seia, Piódão, Silvares, Castelo Novo, Monsanto e regresso a Belmonte. Pode ser dividida em dois “loops”, norte e sul, com cerca de 300 e 400 km cada, incluindo várias etapas com diversos graus de dificuldade, estradas panorâmicas de elevada beleza e, claro, sem fluxo de trânsito.

Em breve, será divulgado o Guia de Percursos Cicláveis da Rede das Aldeias Históricas para quem pretende conhecer os percursos mais indicados para todas as situações e com uma forte aposta na vertente inclusiva. Privilegia a dimensão digital, até por força do posicionamento sustentável das Aldeias Históricas de Portugal. Em cada uma das 12 aldeias ou localidades envolventes existem hotéis e restaurantes que garantem o apoio necessário aos cicloturistas.

Nelson Almeida

Wireless de qualidade, app e beacons para chegar de forma personalizada aos turistas

As Aldeias Históricas revelam ainda outra novidade pioneira a nível nacional ao anunciar que, no âmbito do projeto “Destino mais inteligente”, são o primeiro destino turístico em rede com cobertura com fibra ótica a 100% e wi-fi gratuito.

Concretizado em parceria com a Altice Portugal, o projeto proporcionou a instalação de uma rede wi-fi gratuita no espaço público e em pontos de interesse de todas as 12 Aldeias Históricas de Portugal, além de ter implementado um sistema beacon, por tecnologia Bluetooth, e de ter criado uma aplicação móvel para os turistas. Esta app (ver filme em https://youtu.be/sgrNiP0R0Mo) permite às aldeias interagirem com os visitantes, fornecendo informação georreferenciada e contextual, notícias de eventos, fotografias, vídeos e outras ligações úteis, sendo também uma aplicação inclusiva, uma vez que disponibiliza áudio guias em várias línguas.

O download da aplicação já está disponível na página das Aldeias Históricas de Portugal

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!