Boa Vida

Expresso oferece guia “Lugares Património Mundial - Centro de Portugal”

Mosteiro da Batalha
alexandre_delmar

Grátis com o Expresso. No próximo sábado, dia 20 de junho, parta à descoberta dos quatro “Lugares Património Mundial”, que se localizam na Região Centro de Portugal: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

Tome nota! No próximo sábado, dia 20 de junho, o Expresso oferece a todos os leitores o guia “Lugares Património Mundial - Centro de Portugal”, com assinatura Boa Cama Boa Mesa.

O património edificado é o testemunho físico da História de Portugal. Tão importante como preservar este magnífico legado é visitá-lo! É desta forma que se mantém viva e se perpetua a História e as histórias do nosso país, cuja fundação está intimamente ligada a estes quatro “Lugares Património Mundial”, localizados na região Centro e a pouca distância entre si.

O Mosteiro da Batalha foi mandado erigir em cumprimento de uma promessa de D. João I à Virgem Maria, pela vitória na Batalha de Aljubarrota, enquanto o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, nasceu a partir de uma doação de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, à Ordem de Cister. Em Tomar, através do Convento de Cristo presta-se homenagem aos Templários e à determinante influência destes monges guerreiros nas batalhas contra os mouros, para fundar o reino. Já Coimbra, nomeadamente o conjunto histórico-cultural Universidade de Coimbra, Alta e Sofia contempla 32 espaços, incluindo colégios, jardins e museus.

Todos estes lugares únicos estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO. Todos são testemunhas e atores principais da História de Portugal, que vai para além de um alinhamento cronológico e se alarga à beleza das mais influentes correntes culturais, arquitetónicas, religiosas e espirituais.

Para visitar durante um fim de semana alargado ou num roteiro mais compassado ao longo de vários dias, o guia “Lugares Património Mundial – Centro de Portugal” pretende ser um auxiliar de viagem e um convite à descoberta de um legado que é de todos.

Para além do contexto histórico, da descrição de cada um dos quatro “Lugares Património Mundial”, o guia apresenta as diversas possibilidades de visita, mas também locais para comer e dormir na envolvência, e outros pontos de interesse turístico no território. Existem muitas curiosidades para conhecer e ainda atividades para os mais novos.

O guia “Lugares Património Mundial – Centro de Portugal” tem o patrocínio do Turismo Centro de Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!