Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: uma caminhada à descoberta dos Passadiços do Sistelo

Divulgacao

É um convite irrecusável! No próximo dia 2 de fevereiro (domingo), está agendando um passeio por um dos mais belos recantos do norte do país: os Passadiço do Sistelo, em Arcos de Valdevez. Trata-se de um percurso com cerca de 10 km, integrado na Ecovia do Vez.

Tranquilidade, paisagem verdejante, rios e riachos, é o que pode encontrar ao longo do trajeto, também conhecido como o “Tibete português”, devido aos socalcos escavados na terra, de modo a aumentar o solo cultivável nesta zona árida.

Durante as cerca de três horas e meia de caminho, muito há para ver, descobrir e desfrutar, desde miradouros com vistas sobre estonteante paisagem, montanhas, aldeias e várias cascatas irresistíveis onde pode refrescar-se com um mergulho.

Apesar de ter uma extensão de cerca de 10 km, este trilho é relativamente fácil e perfeitamente seguro, pelo que pode ser feito por crianças a partir de seis anos. Se quiser, pode também levar o seu patudo, para um perfeito dia passado em família.

O programa preparado para este dia tem início às 9h00, com partida marcada na Ponte de Vilela, rumo ao Castelo de Sistelo, com visita à aldeia local.

A meio do caminho é tempo para uma pequena paragem, destinada a reconfortar estômagos, com um lanche reforçado composto por água, vinho branco e fumeiro dos Arcos, fruta variada (laranjas, bananas, maças e peras), folar feito com ovos caseiros e presunto local, broa de milho amarelo e mel e, para terminar, uma surpresa docinha.

O passeio, que custa €10 (as crianças pagam €6), é acompanhado de guias e inclui transporte de regresso. Organizado por Rui Brito Mendes, a inscrição tem lugares limitados e pode ser feita através da respetiva página de Facebook.

O concelho de Arcos de Valdevez, está inserido na Reserva Mundial da Biosfera, declarado pela Unesco, o território tem valores naturais únicos que devemos preservar e valorizar. O Rio Vez e o Rio Lima estão integrados na lista de Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 (Rede Ecológica da União Europeia).
Estas áreas são classificadas como protegidas, pela importância e raridade da sua fauna e flora.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!