Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: Já pode voltar a percorrer os Passadiços do Paiva

Voltaram a abrir ao público, a meio do mês de janeiro, para gáudio dos apreciadores de caminhadas e do contacto com a Natureza.

Com grau de dificuldade elevado, são muito procurados, não só por portugueses, como por caminhantes de outras nacionalidades, graças à grande beleza natural que proporcionam e às condições de segurança e acessibilidade que oferecem.

Situados na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, os Passadiços do Paiva têm quase 9 km, entre o ponto de partida, Areinho, e o de chegada, Espiunca.

A duração média do percurso é de cerca de 2h30 e o seu grau de dificuldade alto, com desníveis muito acentuados.

Apesar de se encontrarem abertos durante todo o ano, estes passadiços foram obrigados a um encerramento temporário, devido aos danos provocados pela tempestade "Elsa", que assolou o nosso país em dezembro de 2019.

O temporal destruiu parte da estrutura da madeira, que foi literalmente levada pelas águas, e outras partes do trajeto ficaram obstruídas devido à queda de pedras, árvores e vegetação.

Mas a autarquia rapidamente pôs mãos à obra e os apaixonados por este percurso, podem já voltar a pôr pés ao caminho.

Durante o percurso, são atravessadas as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, bem como a praia do Vau.

Conte também com a passagem por diversos geossítios, como a Garganta do Paiva, a Cascata das Aguieiras, a Gola do Salto, e a Falha de Espiunca.

Durante o passeio, deixe-se também encantar pela biodiversidade local, com algumas espécies em vias de extinção na Europa, assim como com um passado arquitetónico com mais de mil anos de história.

Os Passadiços do Paiva estão abertos durante todo o ano - só encerram no dia 25 de dezembro.
O horário de funcionamento é das 9h00 às 17h00, entre novembro e março. Em abril e outubro estão abertos entre as 9h00 e as 18h00, durante os dias úteis, e das 9h00 às 19h00, aos fins de semana e feriados. E, finalmente, de maio a setembro, funcionam entre as 8h00 e as 20h00.
Os preços de entrada começam em €1, sendo que crianças com idade inferior a 10 anos não pagam.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!