Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: identificar, colher e provar cogumelos silvestres

Destinado aos apreciadores de cogumelos, aos amantes da natureza e, sobretudo, a todos os que pretendem conhecer todas as particularidades do mundo micológico, este Passeio Micológico já é uma tradição antiga no município de Pampilhosa da Serra. Este ano o acontece a 12 de janeiro, em Dornelas do Zêzere, uma localidade que integra a rede das Aldeias do Xisto.

Tal como nos anos anteriores, o Passeio Micológico é guiado pelo engenheiro João Gama, que transporta os convidados para a descoberta das espécies que nascem na região. O desafio é identificar, colher e, depois, degustar os cogumelos silvestres. A concentração dos participantes está marcada para as 09h30, à porta da Junta de Freguesia local, iniciando-se o passeio às 10h00.

Duas horas depois é tempo de regressar e assistir à “Conversa cogumelos - importância ecológica”, com o João Gama, seguindo-se um show cooking de cogumelos com o chefe Flávio Silva, que comanda os tachos da cozinha do restaurante O Buke do Villa Pampilhosa Hotel. O menu proposto na edição deste ano do Passeio Micológico inclui sopa, arroz de cogumelos, lombo com cogumelos selvagens, sobremesa, bebidas e café. Há ainda espaço para uma degustação de aguardente e licor de medronho.

Mais tarde há lugar para um novo live cooking, desta vez de Filhó Espichada, de autoria da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere. A participação no Passeio Micológico é gratuita. O almoço e as restantes atividades estão sujeitos a pagamento (€13).

Para além de procurar valorizar a importância da micologia e o potencial ecológico dos cogumelos, este Passeio Micológico tem como objetivo o incentivo à adoção de boas práticas na colheita e consumo de cogumelos selvagens, na tentativa de ajudar a manter a integridade do ecossistema e de garantir a segurança dos consumidores.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!