Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: Caminhada de Natal

Território do lobo ibérico, onde cavalgam cavalos garranos em liberdade e se passeiam manadas de vacas cachenas, a Serra do Soajo é a sexta mais alta de Portugal Continental, com 1416 m de altitude. Parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção.

É neste cenário idílico, por entre caminhos de pastores, que vai ter lugar a Caminhada de Natal, no próximo dia 1 de dezembro.

O percurso, com duração aproximada de três horas e meia, tem início na Porta do Mezio, na Aldeia Histórica de Arcos de Valdevez, e termina na Casa Abrigo da Branda do Murço, com um almoço.

Nesta época, a probabilidade de encontrar neve é grande. Sobretudo neste ano excecional onde os locais mais altos do nosso país já se cobriram por diversas vezes de vastos e densos mantos.
Agasalhos quentes e calçado confortável e apropriado, são, por isso, aconselhados.

A caminhada propriamente dita começa na Travanca, com destino à Branda da Cova e passagem por Branda dos Currais Velhos e Poulo do Jogadouro.

O silêncio praticamente absoluto no meio da natureza no seu estado mais selvagem, pode ser interrompido aqui ou ali pelo relinchar de um cavalo ou ruídos de outros animais, provavelmente só reconhecidos pelos guias ou por “caminhantes” mais experientes.

Por entre paisagens verdejantes ou já salpicadas de branco, prossegue-se rumo à Cabana Abrigo da Urzeira, onde espera os participantes um reconfortante chá ou café quente e onde se podem aliviar os pés, já por esta altura a darem sinais de cansaço.

Preparados para rumar ao fim dos 7,5 km de percurso, o caminho é agora em direção à encantadora e charmosa Casa Abrigo da Branda do Murço.

Por fim chega o tão merecido e reconfortante almoço, no Restaurante da Porta do Mezio, composto de entradas diversas, sopa de legumes, costela mendinha de cachena no forno com arroz e batata assada, sobremesas, bebidas e café.

Esta iniciativa é promovida pela Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL) - Porta do Mezio, e está integrada no projeto “12 Trilhos, 12 Experiências”.

As inscrições para a Caminhada de Natal (portadomezio@ardal.pt ou Tel. 258510100), têm duas modalidades: só caminhada (€8) e caminhada com almoço (€23)
Todos têm direito a caminhada acompanhada por guia, chá, café e bolachas, seguro e um brinde de participação.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!