Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Enoturismo em Guimarães: uma rota de vinhos e gastronomia para todo o ano

Guimarães pretende consolidar-se cada vez mais na oferta de enoturismo em Portugal. Na inauguração da segunda edição da Guimarães Wine Fair - Feira de Vinhos, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, destacou as condições ímpares do concelho na dinamização desta vertente turística: “O potencial do Produto Enoturismo é significativo, com os produtores de vinhos a aperfeiçoarem os processos de produção e de comercialização, a investirem na remodelação das adegas, modernizando-as e, sobretudo, criando condições físicas para a receção de visitantes e turistas, no sentido de proporcionarem uma experiência única”.

No âmbito do Projeto Enoturismo em Guimarães, a cidade “Berço de Portugal” conta, para já, com oito adegas e quintas que se associaram a esta iniciativa, que pretende "diversificar a oferta turística, minimizar a sazonalidade da procura turística, bem como fixar o turista no concelho de Guimarães", que integra a cada vez mais afamada região dos Vinhos Verdes. Siga a rota do enoturismo em Guimarães:

Adega Cooperativa de Guimarães
Fundada em 1962, a Adega de Guimarães tem como objetivo a transformação das uvas oriundas das explorações agrícolas associadas e respetiva comercialização, com produtos de elevada qualidade e a preços competitivos. Prova de vinhos, visita à adega e vinhas sao algumas das experiências que pode realizar na Adega Cooperativa de Guimarães:
Rua da Boavista, Quintã de Cima, Prazins. Tel. 253570055

Casa de Sezim
A Casa de Sezim entrou para a família dos atuais proprietários em 1376, por doação real. Conta com uma fachada monumental e uma coleção de papéis panorâmicos da primeira metade do século XIX (a maior da Península Ibérica), no interior dos seus salões. Prova de vinhos, visita à adega e vinhas, visita à casa e possibilidade de participação nas vindimas integram a lista de experiências de enoturismo na Casa de Sezim.

Rua de Sezim, Nespereira. Tel. 253523000

Quinta da Aveleira
A história das terras cultivadas da Aveleira, remonta ao tempo do rei D. Dinis. Ao longo do tempo, a Aveleira foi crescendo e acompanhando as diferentes fases da nossa agricultura, mas sempre mantendo a tradição de produzir uvas tintas em bordadura. Atualmente, a Quinda da Aveleira pertence à família Vieira e Brito que renovou os seus quatro hectares de vinha, valorizando os métodos de produção mais atuais. Entre as experiências possíveis contam-se prova de vinhos, visita à adega e vinhas, e possibilidade de participar nas vindimas e pisa no lagar.
Rua Nossa Senhora de Fátima, Penselo. Tel.916970526

Quinta da Cancela
A Quinta da Cancela está mesma família há seis gerações. Tem uma pequena área de 2,5 hectares, que produz somente vinhos e espumantes verdes tintos e rosés, de forma artesanal e manual, mas com o rigor da enologia moderna. Na Quinta da Cancela pode fazer prova de vinhos, visita às vinhas e ao lagar de granito tradicional, com explicação do processo e vinificação em lagar de pedra e ainda participar na vindima.
Rua da Liberdade, 695, Sande. Tel. 919199299

Quinta de S. Gião
Em Moreira de Cónegos, a quinta disponibiliza diversas experiências de enoturismo, como prova de vinhos, visita à adega e às vinhas.
Rua do Outeirinho, 62, Moreira de Cónegos. Tel. 253561439

Quinta do Ermízio
O nome da quinta deve-se a Dominus Ermigius, mordomo da corte do rei D. Afonso Henriques. Estende-se desde o Vale do Ave pela encosta até à Bouça do Saraiva, ocupando diferentes nichos ecológicos. A vindima é manual e a vinificação minimalista, com pouca intervenção na adega, de forma a preservar o carácter do terroir. Na Quinta do Ermízio pode realizar prova de vinhos, visita à adega e às vinhas.
Rua Cidade de Guimarães, 872, Ronfe. Tel. 253547884

Quinta do Picouto de Cima
Adquirida por Albertino Rodrigues Ferreira em 1998, o terreno da quinta, com 14 hectares foi moldado e preparado para a plantação das vinhas. A primeira colheita da Quinta do Picouto de Cima deu-se no ano de 2005. Hoje, pode, além de fazer a habitual prova de vinhos, visitar a propriedade, a adega e as vinhas.
Rua da Portelinha, 260, Gominhães. Tel. 911770675

Quinta da Eira do Sol
Com uma arquitetura rústica e uma decoração moderna, a quinta foi reconstruída a partir das ruínas da antiga Quinta da Fonte. Com quatro hectares, encontra-se exposta a sul, permitindo que as uvas absorvam toda a luz ao longo do dia. Prova de vinhos, visita à adega e às vinhas, possibilidade de participação nas vindimas são algumas das atividades enoturísticas promovidas pela Quinta da Eira do Sol.
Travessa de São Miguel, Gonça. Tel. 253431215

Pode saber mais sobre as atividade de enoturismo neste concelho, na página oficial do Turismo de Guimarães.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!