Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: à descoberta da nova Ecovia das Veigas do Rio Minho

Veigas do Minho é o novo corredor verde, com uma extensão de 5,6 km, que vem completar os cerca de 30 km já existentes da Ecopista de Valença. Neste “pequeno” percurso foram criados miradouros privilegiados para o centro histórico de Tui, na Galiza, com recantos únicos de rara beleza e um elevado valor paisagístico e natural.

Construído respeitando o ordenamento e enquadramento no ambiente natural, este novo troço passa pelos bancos de areia de Arinhos, segue em frente às ilhotas de Ganfei, passa pela Pesqueira dos Frades em Ganfei, no Parque de Merendas de Verdoejo com vista para as ilhas de Ranhão, para a lagoa do rio Novo em Verdoejo e para a barca dos Pepes, até chegar à Ecopista. Durante o percurso encontra ainda uma ponte pedonal no ribeiro que separa Ganfei de Verdoejo.

Uma vez chegado à Ecopista, continue o passeio por entre vinhedos, campos de cultivo e ribeiros, sem nunca perder o Rio Minho de vista. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado, permitem pequenas escapadas complementares ao traçado.

Em 2017 a Ecopista do Rio Minho conquistou o título de “3.ª Melhor Via Verde da Europa”, pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela União Europeia.

Na Quinta do Mosteiro de Sanfins, pode por sua vez desfrutar de um relaxante percurso por um circuito interpretativo, com passadiços, casa da árvore, pérgulas de leitura, binóculos panorâmicos, observatórios de avifauna, parque infantil e de merendas e ainda pontos de descanso em lagos. O circuito percorre a Igreja Românica, as ruínas, a Capela da Senhora do Loreto, as fontes e o moinho.

Saiba mais sobre este e outros percursos de natureza na página da Câmara Municipal de Valença.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!