Boa Vida

Passeio Verde: à descoberta da premiada Grande Rota das Aldeias Históricas

Os amantes das caminhadas e dos passeios de BTT, têm ainda mais motivos para celebrar, agora que a Grande Rota das Aldeias Históricas foi premiada internacionalmente

Conhecida como GR22, a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal recebeu, recentemente, o selo "Leading Quality Trails - Best of Europe", atribuído pela conceituada European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhadas) e que destaca "os melhores destinos de caminhada na Europa", através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado e a sua riqueza cultural e natural. Desta forma, a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal passou a ser a maior rota europeia com tal distinção.

A pé ou em BTT, há mais de 600 km para percorrer e descobrir, precisamente na rota que liga as 12 Aldeias Históricas, localizadas no interior centro de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

O percurso agora “premiado” é circular e abrange algumas das mais bonitas reservas e parques naturais, classificados como Património Mundial da UNESCO. Entre eles estão o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Durante o trajeto pode ainda desfrutar da Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Reserva Natural da Serra da Malcata, a Área Protegida Privada da Faia Brava e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.

Nas 104 localidades dos 20 municípios onde se localizam as aldeias, todas as paisagens são de um verde intenso e as casas pitorescas, como que formando magníficos quadros. Nelas existe também um importante legado de castelos e monumentos, com lendas maravilhosas e sem fim.

A distinção agora recebida, é a cereja no topo do bolo, depois de dois anos de um trabalho minucioso na adequação da rota aos requisitos da certificação. Sobretudo no que diz respeito à sinalética interpretativa, informativa e de orientação. Com este fim, a Associação Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um layout específico, em que a sinalética já incorpora informação em braille e Qrcode, que reporta para a página oficial das Aldeias Históricas de Portugal, de modo a que diferentes nacionalidades possam ter acesso a informação detalhada e variada sobre o território.

Também a adequação do traçado, com privilégio para a passagem por localidades com pontos de interesse relevantes e com oferta de serviços, a renovação da comunicação e a implementação de um sistema de monitorização combinado (projeto de introdução de contadores de passagem), em muito contribuíram para o selo Leading Quality Trails - Best of Europe.

Esta certificação da European Ramblers Association, visa promover os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado e a sua riqueza cultural e natural.

Para além de toda a beleza natural e do património cultural, não se pode falar das Aldeias Históricas de Portugal, sem fazer referência aos aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!