Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

O maior balão de ar quente do mundo está a chegar a Coruche

  • 333

Jan Polak

É aquilo a que se pode chamar um balão gigante. E os números assim o confirmam, batendo um record na história da aviação e do balonismo mundial: tem 650 000 pés cúbicos de volume, foi construído com mais de 3000 metros de tecido e leva 3000 metros de fitas estruturais e mais de 17,4 quilómetros de fios em toda a estrutura. O resultado é, recorda-se, um balão gigante, que atinge mais de 40 metros de altura e onde podem viajar ao mesmo tempo 34 pessoas com um elevado nível de conforto e segurança. Foi construído em Brno na República Checa pela Kubicek Balloons, um dos principais fabricantes mundiais de balões de era quente e chega agora a Portugal à terceira edição do FLUTUAR.



Mas há muito mais para fazer no FLUTUAR, entre 29 de outubro e 3 de novembro há mais de 30 balões, a subir aos céus para contemplar. E prometem surpreender, uma vez que tanto podem assumir a forma do rosto do pintor Vincent Van Gogh, como a forma do cartoon Bidu, criado pelo cartoonista brasileiro Mauricio de Sousa. Há também uma gigantesca mota, um rato e um palhaço, entre outras formas e feitios. Quem queira, pode subir a bordo e voar, duas vezes por dia, em voos livres bem cedo, às 07h00, ou à tarde, pelas 16h00, no feriado e no fim de semana. Quem não queira ir ao sabor do vento, pode fazer a subida em balões de ar quente estáticos no Parque do Sorraia.



Na terceira edição do FLUTUAR, quem gosta de olhar para o azul do céu vai ainda poder ver demonstrações de aeromodelismo feitas pelo Aero Club de Portugal e acrobacias aéreas pelo piloto Hélder Guerreiro e ainda ver vários paraquedistas a saltar durante todo o dia. Cá por baixo há uma concentração e um passeio de viaturas clássicas intitulada “Os Clássicos Vão ao Festival” e ainda o espetáculo Night Glow, no dia 1 de novembro, pelas 21h00, um show multimédia que alia balões, luz e música eletrónica e performances musicais no Pavilhão Multiúsos a partir das 22h00.



Na edição deste ano do FLUTUAR, há ainda espaço para os petiscos da região, nas Jornadas de Gastronomia Tradicional e também para descobrir sabores do mundo no Street Food Fest. Os mais pequenos também vão ter muito que fazer, entre exposições com peças Lego, air bungee, insufláveis, jogos tradicionais, pinturas faciais e muito mais. A terminar esta edição do Flutuar - III Edição do Festival de Balões de Ar Quente by Cepsa, há ainda a III Caminhada do Balonismo que convida a descobrir a incrível beleza da vila de Coruche, do vale agrícola e da Floresta de Montado.



Como nestas iniciativas a segurança é a prioridade, todas as atividades aéreas - voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos e Night Glow, só se realizam se todas as condições meteorológicas e de segurança estiverem garantidas, cabendo à direção técnica do festival a decisão de realizar as atividades ou proceder ao seu cancelamento. Consulte o programa completo na página oficial do evento.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!