Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: mergulhar nas Aldeias Históricas de Portugal

  • 333

Visit Arganil

Renato Ferreira

Neste cantinho de terra à beira mar plantado, há mais que um imenso oceano para ir a banhos e refrescar-se em águas límpidas e cristalinas. As praias fluviais são cada vez mais um local de eleição pelas suas infraestruturas com qualidade crescente e, na esmagadora maioria dos casos, emolduradas por cenários naturais absolutamente soberbos.Siga a rota dos melhores mergulhos no território das Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso).

Praia de Piódão
Por muitos conhecida e chamada de Praia de Piódão, na verdade a designação correta é Piscina Fluvial de Piódão, uma vez todo o espaço balnear é delimitado por paredes em pedra.
Na ribeira de Piódão foi construída uma represa que permitiu criar esta esta zona fluvial. Galardoada com Bandeira Azul desde 2016 e Praia Qualidade de Ouro, em 2018, tem água cristalina e fresca e posto de vigia com nadador-salvador, para além de outras comodidades.
Piódão, Arganil

Praia de Foz D’Égua
Todo o cenário desta praia fluvial parece saído de um filme. Em seu redor existem pontes antigas, moinhos e dois afluentes do rio que se juntam, tornando toda a sua envolvência bucólica. Tal como nas restantes construções, o acesso à praia é feito de xisto. Escondida nas encostas da Serra do Açor, é, no entanto, uma das mais visitadas do país. Dispõe de uma praia infantil e de todas as infraestruturas necessárias ao bem-estar, como um bar com esplanada, chuveiros e casas de banho públicas.
Piódão, Arganil

Praia Fluvial de Malhada Chã
A 841 metros de altitude, está é a mais alta praia fluvial de todo o concelho de Arganil. Localizada em Piódão, a Praia Fluvial de Malhada Chã, fica próxima da nascente do rio Ceira, o que torna a sua água límpida e suave. Tem um parque de lazer, onde pode fazer piqueniques ou simplesmente relaxar e usufruir da bonita paisagem conferida pelas Serra do Açor e a Serra da Cebola.
Piódão, Arganil

Praia Fluvial do Pego
A excelente qualidade das águas e uma paisagem de cortar a respiração, compensam alguma falta de infraestruturas. Esta praia, chamada por muitos também de piscina, tem águas da barragem de Penha Garcia, que conservanuma represa parte do caudal do rio Pônsul. O açude do Pego está limitado por muros de pedra, mas também por rochedos, onde se destaca uma bonita queda de água. Inserida no Parque Icnológico de Penha Garcia, encontra-se no meio de estratos com fósseis com cerca de 480 milhões de anos, e a pouca distância de Monsanto e Idanha-a-Velha, duas das 12 Aldeias Históricas de Portugal. É uma zona balnear praticamente selvagem, atravessada pelo Percurso Pedestre da Rota dos Fósseis.
Penha Garcia, Idanha-a-Velha

Praia Fluvial de Belmonte
Com a beleza desta praia rivalizam infraestruturas diversas e de excelente qualidade. Para começar tem zona de campismo, o que significa que poderá facilmente passar ali um período de férias. Além disso conta também com um campo de futebol e embarcações sem motor, que garantem excelentes momentos de diversão. Conta ainda com todas as infraestruturas básicas necessárias ao bem- estar dos veraneantes, bem como uma área relvada e outra de areal.
Belmonte

Praia Fluvial de Castelo Novo
Banhada pelas águas da Ribeira de Alpreade, esta praia fluvial é um cartão-de-visita de Castelo Novo, já que está situada logo à entrada da povoação. Inaugurada em 2018, é também a primeira do concelho do Fundão. Dispõe de um relvado com mesas onde pode fazer um piquenique, mas também de um bar com petiscos e esplanada. A zona de banhos tem cinco níveis de profundidade, para satisfazer os vários gostos dos banhistas. A praia fluvial fica localizada aos pés da aldeia histórica, com vista para a Serra da Gardunha.
Castelo Novo, Fundão

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!