Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Aveiro em festa: música, chefes e vinho em harmonizações felizes

  • 333

Cansado ao fim de mais uma semana de trabalho? Sossegue, tem o próximo sábado para descontrair e se divertir... Este sábado, dia 24 de agosto, há uma festa cheia de inspirações enogastronómicas à sua espera. A terceira edição do Roteiro Vínico Gastronómico Cidade de Aveiro é o pretexto para sair de casa em busca de novas harmonizações.

O welcome drink é às 16h, no Hotel Moliceiro, bem perto do Canal Central, onde circulam os típicos barcos moliceiros. Ocasião para provar os primeiros vinhos, conhecer outros participantes e espreitar o lobby e o bar desta unidade cada vez mais requintada e agradável. Pelas 17h15, inicia o passeio de lancha pelos canais interiores da Ria de Aveiro. Prepare a máquina fotográfica e conte com música do mundo e atuações de Ricardo Filipe, Vander Jerónimo e Michel Osório. Durante o percurso serão lançados os vinhos Medusa DOC Bairrada, da Cave Central da Bairrada, fazendo pairing com bruschettas a cargo do chefe Francisco Pascual, do Marquês Lounge & Food.

Está assegurado o transporte dos participantes (embarque no cais junto ao Eco-Museu Marinha da Troncalhada) para a Ostraveiro, onde se produzem ostras, salicórnia, amêijoa e berbigão da Ria de Aveiro. Vão ser recebidos, pelas 19h, com ostras e o espumante Ataíde Semedo Millesimé Magnum 2015. Segue-se o jantar em que participam cinco chefes locais e cinco produtores vínicos de várias regiões. A abrir o menu, a cavala e escabeche por Gustavo Lucena e Vale, do Restaurante Quinta de Santo António, harmonizando com o açoriano Terras de Lava Rosé 2018, da Pico Wines. Carlos Salvador, do restaurante Cais do Pescado, uma das mais recentes aberturas em Aveiro, apresenta um aveludado de caldeirada de enguias, para casar com um vinho verde: Quinta de Santa Cristina Reserva Branco 2015.

Os dois momentos seguintes são os pratos principais. Duarte Eira, do restaurante Salpoente, aposta no bacalhau confitado acompanhado de arroz de salicórnia e amêijoa. Para beber, uma referência do Dão, o Homenagem Branco 2017, da Casa Américo. O prato de carne, “8 horas de porco assado”, é assinado por Tiago Mota, do Quartel das Artes, enquanto a proposta vínica é o Zé da Leonor Grande Escolha Tinto 2014, produzido pela Casa Agrícola Rebelo Lopes nas vinhas da Quinta Nova, em Riachos, região vitivinícola do Tejo. A sobremesa são os ovos moles e as peta zetas, confecionadas pelo chefe Armando Matos, do Anna's Restaurant. E, claro, um sempre apetecível Vinho do Porto, neste caso o Vintage Black Label 2016, do Martha's Group.

“O objetivo é promover a gastronomia de Aveiro, os chefes de Aveiro e os vinhos portugueses que aqui se bebem nos melhores restaurantes”, refere ao Boa Cama Boa Mesa Luís Almeida da Vintage Pink, empresa de venda e distribuição de bebidas e promotora do evento. A participação custa €50 por pessoa (reservas pelo Tel. 913592787), valor que desce para €40 para quem for apenas ao jantar. Prolongue a diversão pela noite dentro, aproveitando o aniversário do Sal Club Aveiro (bar aberto até às 2h).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!