Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Regresso ao passado: "Aldeia Histórica" de Almeida recria Invasões Francesas

  • 333

Almeida volta atrás no tempo e recorda um dos momentos históricos mais importantes da história deste concelho da Beira Interior. Como manda o calendário anual de eventos, no fim de semana de 23 a 25 agosto, a tradicional recriação do Cerco de Almeida, pelas tropas francesas, vai animar, não só na fortaleza, mas diversos pontos da vila de Almeida. A acompanhar a recriação histórica, nomeadamente o movimento das tropas e os combates, existe também uma vertente mais lúdica, com destaque para o Mercado Oitocentista, que conta com animação da época.

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, o arranque da iniciativa conta com demonstrações de tiro de infantaria e de artilharia, isto junto às Portas de São Francisco. Durante os três dias de comemorações vão decorrer diversas recriações de combates militares, mas também um baile de máscaras, um sarau cultural, oficinas didáticas e também música, com a atuação, na noite de sábado do fadista Camané.

Um dos momentos mais altos do evento é a recriação da explosão do Castelo de Almeida, seguida de espetáculo piromusical, isto também no sábado à noite. O evento evoca o cerco de Almeida, ocorrido em 1810, durante a terceira Invasão Francesa, que começou precisamente nesta vila fronteiriça do distrito da Guarda.

Depois de assistir a todas estas festividades e se ainda lhe sobrar tempo, aproveite para conhecer melhor a vila de Almeida, que integra a rede de Aldeias Históricas de Portugal, e o seu rico património, bem como também uma gastronomia que se destaca pelos pratos de caça, o arroz de lebre ou de coelho bravo, o cabrito assado e os enchidos tradicionais.