Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: A Ria em estado puro no Passadiço de Aveiro

  • 333

Ria de Aveiro

Polis Litoral de Ria de Aveiro

Há quem lhe chame a Veneza portuguesa, outros comparam-na a Amesterdão. Aveiro tem muito para conhecer e apreciar, das praias à ria, da arquitetura à gastronomia. Recentemente, acrescentou-se novo ponto de interesse: a possibilidade de passear junto à Ria de Aveiro pelo passadiço de madeira que liga o centro da cidade à margem sul do Rio Vouga.

O Passadiço de Aveiro foi estreado há apenas alguns meses e tem cerca de 7,5 quilómetros de extensão que ligam o Canal de São Roque a Vilarinho. No caminho passam pelo Cais da Ribeira de Esgueira e ao longo da Ria de Mataduços e Póvoa do Paço. Se quiser completar a ida e volta, conte com 15 quilómetros de percurso para fazer a pé ou de bicicleta.

O percurso acompanha a Ria e mostra cenários que mudam consoante o tempo, a vontade das águas e a luminosidade. O pôr-do-sol é um momento de rara beleza e tranquilidade neste passeio. Há barcos naufragados na ria, pequenas ilhas com velhas casas que guardavam as marinhas que agora estão submersas, fauna e flora, moliceiros e um barco a energia solar que consegue chegar a locais mais recônditos. Há toda uma vida a acontecer.

A natureza foi generosa para estes lados, a salicórnia cresce como lhe apetece e as andorinhas do mar, os pernas-longas e as garças andam por ali, nas suas acrobacias.

Como uma extensão da própria ria, há ainda floresta, pinhais, árvores, sapais para apreciar, além de bancos de madeira para esticar as pernas e respirar ar puro. Por onde começar? Por onde apetecer. No antigo cais de São Roque, não muito distante da estação de comboios de Aveiro, no cais da Ribeira de Esgueira, ou em Vilarinho, freguesia de Cacia.

Descansar à beira-rio
O Hotel Salinas (Rua da Liberdade, 10, Aveiro. Tel. 234404190) é pequeno com um ambiente simpático e acolhedor, ideal para um descanso de qualidade no centro da cidade. Destaque para a decoração detalhada e para as fantásticas vistas que oferece, mesmo sobre o canal central da Ria. Dispõe de 17 quartos bem equipados (desde €80), sala de pequenos-almoços e um simpático bar.

À mesa com sabores do mar
Pela mão do chefe Duarte Eira, o Salpoente (Canal de São Roque, 82/83, Aveiro. Tel. 234382674) oferece várias opções de bacalhau com gambas, confitado, contemporâneo, com crosta de broa ou com risotto de sapateira (qualquer versão é apetecível). Como alternativa apresenta-se o arroz caldoso de peixes com gambas e coentros, ou o costeletão grelhado na chapa. A garrafeira acompanha a mesa, acrescentando um bom serviço a copo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!