Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio em Família: A nova vida do Castelo da Lousã

  • 333

Castelo da Lousã

Goncalo Martins

Construído há 1200 anos, com objetivos defensivos, o Castelo da Lousã reforçou, agora, a sua função turística. Graças às obras recentemente efetuadas, os visitantes também já podem percorrer o interior deste monumento, que impressiona pela sua construção em xisto. Acrescentou-se um miradouro, um Centro de Interpretação e Acolhimento a turistas, além de iluminação decorativa. A intervenção visou sobretudo a criação de condições de acessibilidade direta dos visitantes à torre de menagem e de circulação no interior da muralha. O Castelo da Lousã pode ser visitado gratuitamente, mas apenas ao fim de semana e feriados (EM 580, Lousã. Tel. 239993372).

A zona envolvente, onde se encontra a praia fluvial e a Ermida da Senhora da Piedade – um espaço verde de grande beleza – também foi requalificada, convidando a passeios prolongadas pelo local. A praia fluvial, que ostenta a Bandeira Azul, conta com apoio de um café com esplanada, e de uma zona de solário. Atravessando uma das passagens sobre a Ribeira de São João, tem-se acesso à zona de solário e ao restaurante O Burgo (tel. 239990800), famoso pelo “hambúrguer serrano”, um cozido servido no pão, pela chanfana e vários pratos de caça.

E se quer pernoitar pelas redondezas, o Palácio da Lousã Boutique Hotel (Nossa Senhora da Piedade, Lousã. Tel. 239991162) é o local ideal. Pelo edifício brasonado do século XVIII já passaram várias figuras históricas, algumas das quais devidamente retratadas nas paredes dos corredores. Tem 46 quartos (desde €95) decorados com detalhes de modernidade e móveis antigos.

A Lousã, na região Centro de Portugal, situa-se a 210 km de Lisboa e a 160 do Porto.

Este artigo conta com o apoio Galp app EvoDriver. A app Galp EvoDriver acompanha-o nas suas viagens.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!