Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: À descoberta do novo percurso da Ecovia das Laranjas

  • 333

Inaugurado no passado sábado, dia 4 de maio, o novo troço da Ecovia das Laranjas completa um percurso de mais de sete quilómetros à beira-rio, entre Ponte de Lima e o cais da Garrida, em Refoios do Lima.

Com este novo troço, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, a Ecovia das Laranjas prolonga até ao concelho de Arcos de Valdevez a ligação já existente entre a vila de Ponte de Lima e o Cais da Garrida, em Refoios do Lima.



O percurso, que integra a Rede de Ecovias de Ponte de Lima, inicia-se na margem direita, junto à ponte Romano-Gótica, que une as duas margens do Lima há 2000 anos e está classificada como monumento nacional. Segue-se caminho até à capela do Anjo da Guarda, monumento do século XIV e, antes de prosseguir, pode fazer uma breve visita ao Parque do Arnado para apreciar o conjunto de jardins que recriam distintos estilos artísticos.

Outro ponto de interesse da Ecovia das Laranjas é a ponte que atravessa o rio Labruja, a partir da qual pode observar diversas espécies animais, como o pato-real, a garça-real, o guarda-rios ou mesmo a lontra.

A restante extensão do percurso, até Refoios do Lima é acompanhada em permanência pela galeria ripícola do rio Lima composta por carvalhos, freixos, amieiros e salgueiros, que emprestam uma agradável frescura ao trajeto. Chegando ao Cais da Garrida, é tempo de aproveitar os encantos da natureza. À beleza do local, associa-se o som da água que escorre por entre a pesqueira artificial, local de captura de lampreias. É, precisamente, a partir deste ponto que começa o novo troço da Ecovia das Laranjas, que só termina em Arcos de Valvedez.



A extensão da Ecovia das Laranjas, levada a cabo recentemente pelo Município de Ponte de Lima, tem como objetivo divulgar e promover modos de vida ativos. O novo percurso pedestre privilegia o contacto com a natureza e a interpretação do meio ambiente. Saiba mais sobre os vários percursos da Rede de Ecovias de Ponte de Lima.

Ecovia das Laranjas: Onde comer e dormir:

Aproveite para conhecer esta região em perfeita comunhão com a natureza e entregue-se ao descanso no Ameal Wine & Tourism Terroir (Quinta do Ameal, Refoios do Lima. Tel. 258947172). A renovação de várias casas antigas existentes na propriedade deu origem a vários alojamentos elegantes, que harmonizam bem com a grande beleza da natureza envolvente. A Casa da Vinha (desde €230 por noite) tem duas suítes e é reservada na totalidade e no mínimo por duas noites, enquanto que a casa maior, é constituída por três suítes independentes, onde existe ainda uma sala preparada para provas de vinhos, refeições, show cookings e outros eventos.

Ao jantar não vá mais longe e fique pelo Bocados Restaurante (Rua São Mamede de Arca, 89, Ponte de Lima. Tel. 963804215), onde a reserva é obrigatória porque além de ter apenas 25 lugares sentados, não apresenta ementa fixa. A refeição depende sempre do que se encontra no mercado e funciona com base num desfilar olímpico de vários pratos de sabores variados.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!