Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio Verde: Explorar o mundo das borboletas nos arredores de Lisboa

  • 333

A curiosa estrutura do Borboletário de São Domingos de Rana, evocadora de um casulo em fase de metamorfose, convida a entrar neste espaço dedicado ao mundo encantado das borboletas. Situado no Parque Urbano da Quinta de Rana (Rua Feliciano Moreira, Quinta de Rana, São Domingos de Rana), é um espaço onde pode observar, aprender e ficar a conhecer as diferentes fases do ciclo de vida das borboletas: ovos, lagartas, crisálidas e borboletas.

No Borboletário de São Domingos de Rana os visitantes podem observar as borboletas a voarem livremente num jardim com espécies da flora local. Existe ainda um laboratório, cuja função é a criação dos ovos, das lagartas e das crisálidas.

No Borboletário de São Domingos de Rana, no concelho de Cascais, e a poucos minutos de Lisboa, ensina-se a biologia das borboletas e a sua ligação com as plantas. Fica-se a saber a enorme importância da função polinizadora destes insetos, pois algumas espécies de flores são polinizadas exclusivamente por determinadas espécies de borboletas. Sabe-se também que, quando se vê uma grande quantidade e variedade de borboletas, estamos perante uma área pouco ou nada poluída.

Para além de dar a conhecer a diversidade e riqueza de borboletas que existem na região, o Borboletário tem por missão sensibilizar os visitantes, miúdos e graúdos, para a necessidade de preservarmos os seus habitats.

As visitas a este mundo mágico das borboletas podem ser livres ou guiadas. As visitas guiadas têm um custo de €3,50 por pessoa e datas predefinidas, sendo necessária marcação prévia. Exstem também vários ateliês pedagógicos. Não deixe de usufruir de toda a zona verde da Quinta de Rana, ideal para momentos de diversão em família.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!