Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Nas Aldeias do Xisto, o Entrudo celebra-se com máscaras de… cortiça!

  • 333

Baluarte na preservação dos costumes e tradições, a rede de Aldeias do Xisto, que junta 20 municípios do Centro de Portugal, recupera uma festa única de celebração do Entrudo, agendada para o próximo domingo, dia 3 de março, nas ruas de Aigra Nova, no concelho de Góis.

Logo pela manhã (8h30) as ruas da aldeia são invadidas por muitos foliões, que usam máscaras que, antigamente, eram feitas a partir de aproveitamentos dos antigos apiários (colmeias) em cortiça. Para complementar a indumentária carnavalesca, todos se vestem com roupas e objetos velhos. Prontos para o Carnaval, os participantes dão início à Corrida do Entrudo, que passa também pelas aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão e Ponte Satão. Ao longo do percurso, os foliões vão declamar quadras jocosas sobre os vizinhos, “atormentar as velhas e seduzir as novas”.

Terminada a corrida, recuperam-se as forças com um almoço-convívio “Menu de Entrudo”, em Aigra Nova, seguido de “bailarico e animação”, com o Grupo de Concertinas do Machio (Pampilhosa da Serra). O programa integra ainda um ateliê de construção de máscaras em cortiça, com o artesão José Cerdeira, Jogo do Pau, com o presunto e o bacalhau, e um Desfile de Entrudo com a presença de foliões e muitas “quadras jocosas”.

Para participar no Entrudo de Aigra Nova deve fazer a sua inscrição, com ou sem alojamento, na página de reservas das Aldeias do Xisto. A participação custa apenas €5.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!