Lisbon Coffee Fest: Vai um cafezinho?
13.02.2019 às 11h26

Carlos André Viana
Bica, cimbalino, cafezinho, meia de leite, galão, latte, cappuccino, pingado, sem princípio, em chávena escaldada, com umas gotinhas de limão para ajudar à dor de cabeça, carioca ou duplo. Podíamos continuar a enumerar as mil e uma formas de servir café mas como nestas coisas cada um sabe de si, deixamos ao critério do leitor a escolha da modalidade que mais lhe apraz. Desde sempre que os portugueses apreciam um bom café. Não apenas pelo café em si, mas por todo o ritual e convívio que geralmente envolve. É uma necessidade que, mesmo andando pelo mundo, nos faz voltar a casa e ter saudades de Portugal.
Para amantes de café, para apreciadores assim-asim e para quem quer só saber mais sobre as utilizações, história e propriedades do café, o Lisbon Coffee Fest chega a Lisboa entre os dias 22 e 24 de março para celebrar o amor dos portugueses por esta bebida, ao mesmo tempo que dá a conhecer o que há de novo no setor.
Por exemplo, o café tradicionalmente português distingue-se pela torra média a média-escura, permitindo expressar o sabor associado a cada origem, quando comparado com uma torra escura, como a italiana, resultando num café torrado com aroma e corpo realçado e uma doçura que oferece uma experiência sensorial de degustação prolongada e que cria memória no consumidor.
No primeiro festival dedicado a um dos produtos de maior consumo no país, que durante três dias toma conta da LX Factory pode aprofundar este e outros conhecimentos sobre o café, bem como participar em degustações de cafés e de diferentes formatos da bebida, workshops, palestras e programas de música. E porque não há quem perceba mais de café do que os baristas profissionais, o festival irá eleger o representante nacional na final internacional do 5º Concurso Nacional de Baristas.
O Lisbon Coffee Fest está aberto ao público. O bilhete geral tem o custo de €4,50 ou €9 com direito a um kit composto por um tote bag, um avental, uma caneca e o booklet do evento.