Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

The Presidential Train candidato a prémio mundial nos World Restaurant Awards

  • 333

Projeto vencedor – em 2017 foi galardoado com do prémio de “melhor evento público do mundo” nos Best Event Awards, o The Presidential Train, também chamado Comboio Presidencial, foi agora nomeado como um dos cinco melhores eventos gastronómicos do mundo, em 2018.

Liderada por Gonçalo Castel-Branco, esta iniciativa, descrita como “a melhor experiência de luxo do país” integra a lista restrita de candidatos (existem cinco finalistas) a Melhor Evento Gastronómico do Ano. O prémio é relativo ao ano de 2018 e os vencedores vão ser conhecidos dia 18 de fevereiro, em Paris, na gala anual dos World Restaurant Awards.

Com um painel de cerca de 100 personalidades, entre os quais, os chefes de cozinha Alex Atala, Massimo Botura, David Chang, Dan Barber e Elena Arzak, os prémios World Restaurant Awards foram criados com o objetivo de celebrar restaurantes como cultura, considerados em pé de igualdade com o cinema, arte e música. Pode consultar na página dos World Restaurant Awards todas as categorias a concurso, bem como os vencedores do último ano.

Transformado temporariamente no que é hoje o único projeto de turismo ferroviário de luxo do país, que já recebeu ao longo das suas cinco edições, no Douro, mais de 4000 passageiros de mais de 18 países para provarem o trabalho dos melhores chefes a trabalhar em Portugal (Dieter Koschina, João Rodrigues, Pedro Lemos, Miguel Rocha Vieira, Vitor Matos, Vasco Coelho Santos, Lubjomir Stanisic, Tiago Bonito, Vincent Farges, entre outros), o The Presidential Train, resulta da magnífica recuperação da chamada “joia da coroa do património ferroviário português”. Construído em 1890, serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real, recebendo a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado “Comboio Presidencial” no inicio do século, transportou os Chefes de Estado Portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

2019 apenas com 12 viagens

Passando a ter apenas uma edição a partir de 2019 - fruto das limitações estruturais da própria peça histórica de 1890 -, o The Presidential Train regressa à linha do Douro em 2019 num registo ainda mais exclusivo, com apenas 12 datas anuais, que começam a 20 de setembro e terminam a 26 de outubro. Os nomes dos chefes convidados ainda não são conhecidos, mas o valor de cada viagem, este ano, é de €650, por passageiro.

A viagem continua a incluir a beleza da paisagem duriense, numa viagem que parte da Estação de São Bento, no Porto, com destino à Quinta do Vesuvio, uma das mais emblemáticas e exclusivas quintas do Douro, onde decorre uma prova de vinhos diretamente do lagar, onde a pisa é ainda manual. Mais informações na página do The Presidential Train.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!