Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

The Presidential: O regresso ao Douro, com novas estrelas na carruagem-restaurante

The Presidential

Arlindo Camacho

Com diversos prémios internacionais conquistados, viajantes dos quatro cantos do mundo e projetos para o futuro (próximo), o The Presidential, o comboio presidencial que viaja pelo Douro, prepara-se para mais uma temporada. Depois da primavera, agora a vez da edição dedicada às vindimas, servidas no vagão-restaurante por diversos chefes de cozinha premiados, tanto em Portugal, como além-fronteiras. Trata-se da quinta edição daquela que foi considerada como a melhor experiência de luxo em Portugal, vencedora do prestigiado prémio de “Melhor Evento Público do Mundo 2017” nos BEA Awards (considerados os “Óscares dos eventos”).

Com partida e regresso à Estação de São Bento, no Porto, o The Presidential volta aos carris no final de setembro para mais 10 viagens únicas, que têm como destino a magnífica Quinta do Vesúvio, uma das mais emblemáticas e exclusivas quintas do Douro, onde decorre uma prova de vinhos do Porto da Graham’s. Ao longo da viagem, todos os participantes são convidados a deslocarem-se até à carruagem-restaurante para uma refeição/experiência gastronómica memorável, assinada por chefes de referência em Portugal, muitos dos quais à frente de restaurantes premiados com estrela Michelin.

A edição dedicada às vindimas vai decorrer ao longo de cinco fins de semana, com início a 29 de setembro, com o menu a cargo de Miguel Laffan, chefe do premiado Restaurante L’AND (Grafo de Ouro e 1 estrela Michelin). A viagem repete-se no dia 30. No fim de semana seguinte (6 e 7 de outubro), a experiência gastronómica a servir no The Presidential é da responsabilidade de Vincent Farges, que recentemente inaugurou o restaurante EPUR, em Lisboa. Nos dias 14 e 15 de outubro, as entradas, pratos principais e sobremesas da viagem vão ser preparadas por Tiago Bonito, chefe do Largo do Paço, em Amarante (Garfo de Ouro e 1 estrela Michelin). O fim de semana de 20 e 21 de outubro é dedicado às “Rising Stars”, ou seja, Ana Moura e Manuel Maldonado, com a curiosidade da ex-chefe do restaurante Cave 23, ser a primeira mulher a cozinhar no The Presidential. Com esta aposta “Rising Stars”, Gonçalo Castel-Branco, fundador e curador do projeto, reforça uma das premissas do Comboio Presidencial, ou seja, “conjugar o antigo com a irreverência do novo”.

Para fechar a temporada 2018, com novos projetos em produção e que podem levar o “único projeto de turismo ferroviário do país” a outras linhas de Portugal, o The Presidential terá a bordo, nos dias 27 e 28 de outubro, o chefe João Oliveira, que em 2017 conquistou a sua primeira estrela Michelin, à frente do restaurante Vista (Garfo de Prata, na edição do Guia Boa Cama Boa Mesa). Em todas as viagens, que seguem ao longo do rio Douro, os vinhos têm a assinatura de Dirk Niepoort.

No regresso, depois da paragem na Quinta do Vesúvio, o The Presidential tem várias surpresas para os passageiros, entre elas uma carruagem-bar com música ao vivo e uma carruagem-salão de chá. O pack de um dia custa €500 por pessoa. Os visitantes podem também optar por pacotes de dois e três dias, com upgrades de luxo, como a descida de barco com almoço e a noite nos melhores hotéis da região do Douro (com preços sob consulta). Saiba mais sobre o The Presidential.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!