Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Dark Sky Party Alqueva: Anda comigo ver as estrelas no Alentejo

  • 333

Para quem gosta de olhar as estrelas, tentar descobrir os planetas e até sonhar acordado com galáxias distantes, esta sexta-feira e sábado (21 e 22 de julho) já fazem parte do calendário anual, com direito a reserva antecipada. Junto ao Grande Lago, mais precisamente no Parque de merendas e no ancoradouro de Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, realiza-se a sexta edição da Dark Sky Party Alqueva.

Para os mais distraídos ou “cabeça no ar”, refira-se que a Reserva Dark Sky Alqueva, que integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi a primeira do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo. Com esta certificação atestam-se as características únicas do céu noturno nesta zona do Alentejo e justifica-se o título, em jeito de convite, deste artigo: Anda comigo ver as estrelas no céu do Alentejo! Mais, ainda, quando se acrescenta que na Dark Sky Party Alqueva todas as atividades são gratuitas e agregam iniciativas científicas e de lazer. Mas, atenção, apesar da entrada ser gratuita, é necessária a inscrição prévia para o e-mail: alqueva.darksky@gmail.com com o assunto: DSPA 2017.

Esclarecimentos feitos destaquem-se agora as principais iniciativas da Dark Sky Party Alqueva. No dia 21 de julho, sexta-feira, o recinto abre às 20h00, permitindo assistir, já ambientado, ao fim dos vários crepúsculos: Civil (21h19), Náutico (21h57) e Astronómico (22h38). Mais noite dentro (das 23h00 às 02h00) encante-se com as observações astronómicas do céu do Alentejo, com as indicações dos técnicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Antes, Pedro Machado, investigador do mesmo instituto convida os participantes a fazerem um cruzeiro pelo Sistema Solar, que inclui “uma experiência dupla de parapente em Júpiter e Saturno, subir ao maior vulcão do Sistema Solar e pernoitar ao relento num desfiladeiro marciano”.

No sábado, o dia começa bem cedo (6h15), com uma sessão de yoga, intitulada “Ancestralidade e Cosmologia” (repete às 20h15). Às 17h30 realiza-se uma aula de Yoga do Riso ao ar livre, que promove os benefícios do riso na saúde física, mental e emocional. Entre as 16h30 e as 20h30, os mais novos podem divertir-se com body painting, sob o tema “As Estrelas do Dark Sky. Durante a tarde decorrem ainda observações do Sol, através de um telescópio solar e na companhia dos guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, um espetáculo visual com atividades, experiências e descobertas, intitulado "Big Bang de Ciência” e, para quem gosta de desporto e de experimentar novas modalidades, duas sessões de MovNat, um sistema de educação física baseado no movimento natural do ser humano.

Pelas 21h50, Andy Howell, líder do Grupo Supernova no Observatório Las Cumbres, vai falar sobre o filme “O Primeiro Encontro”, de Denis Villeneuve, e explicar cientificamente a possibilidade de existência de vida extraterrestre. Durante a noite, conte ainda com uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea”, por João Passos, da Louro Wines. Entre as 23h e as 2h00 da madrugada de domingo conte com observações astronómicas devidamente apoiadas por astrofísicos. À meia-noite decorre o Concerto Meditativo Moksha Sound Journeys, um espetáculo inspirado na relação harmónica e na expressão saudável dos cinco elementos, “proporcionando uma reflexão de corpo e alma rumo ao equilíbrio”.

Nos intervalos das atividades pode experimentar um passeio de canoa com a Break Momentos Fantásticos. Não se esqueça que está junto à albufeira da Barragem de Alqueva, que este ano ganhou duas praias artificiais, uma junto ao Centro Náutico de Monsaraz, e outra em Mourão.

Reserva Dark Sky Alqueva (estabelecimentos associados)

Onde Comer:
Restaurante Pateo de Cascalhais (Juromenha)
Restaurante O Pátio da Oliveira (Mourão)
Restaurante Sem-Fim (Monsaraz)
Restaurante Xarez (Monsaraz)

Onde Dormir:
Casa Saramago (Monsaraz)
Casas do Montado (Portel)
Monte Alerta (Monsaraz)
Monte da Estrela (Moura)
Monte do Caneiro (Mourão)
Monte Falperras (Mourão)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!