Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fim de verão com entrada livre

  • 333

Ao longo deste fim de semana (de 2 a 4 de setembro) siga a rota das atividades de entrada livre, preparadas pelo Boa Cama Boa Mesa. Divirta-se!

Noite branca em Braga
São 48 horas de música, arte e cultura para celebrar nas ruas de Braga: a Noite Branca de 2016. Carminho, Jorge Palma e Sérgio Godinho, Miguel Araújo, Linda Martini e The Gift são apenas alguns dos nomes que sobem ao palco instalado na Praça do Município. Mas, de sexta-feira a domingo há mais do que música em Braga: Animações de rua, exposições, instalações e gastronomia animam a cidade dos arcebispos de noite e de dia. Conheça o programa completo no site da Noite Branca 2016.

Festival Todos – Caminhada de Culturas em Lisboa
A partir da próxima quinta-feira, 8, instala-se em Lisboa mais uma edição desta festa que é um elogio à diversidade e pretende juntar pessoas das mais variadas culturas, religiões, paragens e idades. Música, teatro, dança, novo circo, dança, exposições, arte urbana e sabores do mundo mostram-se no Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa, mas em diversos espaços da cidade, como igrejas, jardins, galerias e armazéns, o público pode conhecer o trabalho de diversos artistas, aqui exposto. Mais informações no site do Festival Todos.

Feira do livro no Porto
Há passeios de balão no primeiro dia da Feira do Livro do Porto que, neste dia – sexta-feira, 2 -, assinala também os 150 anos dos Jardins do Palácio de Cristal, onde este ano decorre o certame. Das 20h00 e às 23h00, os visitantes podem experimentar um voo cativo num balão de ar quente, que evoca a viagem do aeronauta francês Emilien Castanet, que, a 2 de dezembro de 1883, se lançou do local num balão, rumo aos céus. A inscrição é feita no recinto, por ordem de chegada, sendo que a atividade vai repetir-se nos dias 9, 16 e 17 de setembro, sempre no mesmo horário. Também na sexta-feira, às 21h00, realiza-se um concerto na ilha, junto ao lago, a cargo do Quinteto de Jazz do Conservatório de Música do Porto. A Feira continua até 18 de setembro com muita animação que pode conhecer em detalhe na página de Facebook da Feira do Livro do Porto.

Estender a Manta em Guimarães
Manta é o nome dado à rentrée do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, que acolhe concertos nos seus jardins. Esta sexta e sábado atuam Alek Rein e Capitão Fausto e, no sábado, Thurston Moore.

Arte de rua Desenlata em Matosinhos
Nesta segunda edição do Desenlata - Festival de Arte Independente de Matosinhos – destaca-se o revivalismo dos espaços, das pessoas e da indústria. Durante este fim de semana há um circuito de arte ao ar livre. Segundo a organização, “desenlatam-se lugares esmorecidos na memória, prontos a consumir pela efervescência de artistas urbanos locais, nacionais e estrangeiros”. Pode saber mais na página de Facebook do Festival de Arte Independente Desenlata Matosinhos.

Freddie For A Day no Hard Rock Café Lisboa
Nos dias 4 e 5 de setembro o Hard Rock Cafe Lisboa (HRC) comemora o 70º aniversário de Freddie Mercury com a realização da campanha solidária “Freddie For A Day”. Unindo-se, mais uma vez, ao mítico artista, o Hard Rock Cafe Lisboa pretende consciencializar para a batalha contra o HIV/SIDA, promovendo uma iniciativa de angariação de fundos para a fundação Mercury Phoenix Trust. Nestes dois dias de muito rock and roll, nos quais não faltarão os icónicos moutaches, as roupas e a energia caraterística do artista, o Hard Rock Cafe Lisboa recordará grandes sucessos, como “Bohemian Rhapsody”, “Don’t Stop Me Now”, “We Are The Champions” e “Barcelona”, num tributo ao legado de um dos maiores intérpretes de sempre. A entrada é livre. Saiba mais no site do Hard Rock Café Lisboa.

Caçar um livro em Lisboa
Em Arroios, há livros que esperam ser encontrados em bancos de jardins, esplanadas ou até piscinas municipais. Até dia 15 de setembro, a biblioteca de São Lázaro e a junta de freguesia de Arroios promovem a iniciativa que pretende distribuir gratuitamente 2500 livros pelas ruas. A seleção é feita com base nos critérios de catalogação exigidos e com base no seu estado de conservação, no tipo de literatura em que se inserem e nos anos da edição do livro. Saiba mais obre a iniciativa no site da Junta de freguesia de Arroios, ou parta à caça… Mais informações na página de Facebook da Junta de Freguesia de Arroios.

Sessões de run2improve no Hotel Solverde Spa & Welness Center
O Hotel Solverde Spa & Welness Center recebe, durante o mês de setembro, o run2improve, um projecto dedicado a todos os amantes da corrida, com sessões de treino experimentais e gratuitas. Com coordenação técnica da run4excellence, o run2improve é um programa de sessões especializadas que visa prestar um apoio técnico aos praticantes de desporto que queiram melhorar as suas técnicas de corrida, aumentar a capacidade física, melhorar a postura e evitar lesões. Nos dias 1, 8, 15, 22 e 28 de setembro, as sessões de treino são experimentais e gratuitas, tendo como palco o Hotel Solverde Spa & Wellness Center, o espaço ideal para acolher este programa, não só pela sua localização geográfica, mas também pela sua estrutura de excelência que permite proporcionar as melhores condições aos praticantes, como por exemplo o SPA, dotado dos melhores equipamentos para trabalhar na recuperação e no relaxamento, antes e após o treino.

Energia e Criatividade no Parque de Jogos 1.º de Maio
Todos os primeiros domingos de cada mês o INATEL - Parque de Jogos 1.º de Maio acolhe atividades gratuitas relacionadas com o bem-estar. Para toda a família, das 11h00 às 20h00, a edição deste domingo, dia 4, é dedicada à Rentrée. Porque o Mercado d’aqui pretende ser um veículo para modos de vida saudáveis, investindo na qualidade e oferta de serviços e uma plataforma de divulgação e fomentar o contacto entre os diversos agentes que intervêm no mercado, o evento é dedicado às áreas de saúde e bem-estar, nutrição e suplementos, artesanato, cultura, design, ecologia e sustentabilidade. Tertúlias, workshops, oficinas infantis e espetáculos completam a oferta do evento que quer celebrar a vida.

Dez anos de Crafts & Design
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela celebra o seu 10.º aniversário, numa edição muito especial e que aguarda a visita de todos, das 10h00 às 19h00. Pioneiro e visionário desde a sua génese, o Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela assinala uma década a promover projetos de autor, concebidos de raiz, onde a identidade de cada um está visível e é inconfundível. Para celebrar os seus primeiros 10 anos de vida o Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela reserva um fim de semana cheio de talento e onde será possível encontrar alguns dos participantes que aqui iniciaram o seu projeto. No sábado, às 16h30, há música com o Projeto Bossa Nova e no domingo, também às 16h30, teatro de rua com o Joana Grupo de Teatro.

Artur Alves Cardoso na Galeria Millenium
Oitenta e seis anos depois da morte do artista, a Galeria Millennium, em Lisboa, apresenta a exposição ‘Artur Alves Cardoso (1882-1930): Alma Mater’. A inauguração acontece esta terça-feira, 6, pelas 18h00. Tratando-se da primeira exposição monográfica do artista em contexto museológico, optou-se por dar a conhecer uma visão o mais completa possível da obra do pintor, englobando não só os seus trabalhos mais conhecidos de paisagem, mas também outras obras, documentos e objetos que revelam facetas menos conhecidas do seu trabalho, nomeadamente enquanto retratista e decorador. A entrada é livre.


E Mais!
Lisboa (encontra-se) na Rua
Prolonga-se até ao Dia Mundial da Música, 1 de outubro, mas além de concertos ao ar livre, em diversos pontos da cidade, vive também de outras artes, como o cinema. Esta sexta-feira, 26, no Largo de São Carlos, há concerto de Gisela João. Espaços como o Terreiro do Paço, o Campo Grande, o Jardim da Tapada das Necessidades, mas também a Quinta da Alfarrobeira, em Benfica ou a Feira da Luz, em Carnide, convidam a usufruir da cidade com muita música como pano de fundo. Todos os eventos têm entrada livre e o melhor é consultar já o programa no site do Lisboa na Rua e marcar na agenda.

Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira
De 1 a 4 de setembro, Tavira volta a ser palco da Feira da Dieta Mediterrânica, um evento que celebra a cultura e a gastronomia do Mediterrâneo. Esta iniciativa, que vai na quarta edição, apresenta diversas atividades e mostras, entre as quais, um mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, experiências culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, apresentação de edições de livros e discos, conferências e debates, visitas ao património e às exposições na cidade, jogos e espetáculos para crianças, jardim mediterrânico, restaurantes e tascas, e ainda artesanato. Durante a feira, será ainda apresentada, no dia 4 de setembro, às 21h00, a peça de teatro "Algarve, quem és tu?", encenada pela Associação Ar Quente. Conheça o programa completo no site da Câmara de Tavira.

Palmela é Linda nas vindimas
A vila de Palmela acolhe a 54.ª edição da Festa das Vindimas, entre 1 e 6 de setembro, sob o lema “Palmela és linda!”. O programa, recheado de novidades, mantém clássicos como o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto ou dos Cortejos alegóricos diurno e noturno. A celebração da vinha e do vinho têm lugar de destaque nesta edição das Vindimas, com espaços e atividades especialmente destinados a trazer para o centro da ação os processos e os atores que, ano após ano, fazem de Palmela “terra mãe de vinhos”. Junto à Biblioteca de Palmela, o Adegas Wine Lounge, com uma programação própria, contribui para dignificar a presença dos produtores na festa e sensibilizar para o consumo responsável. A Rua dos Aviadores, a Rua General Amílcar Mota e a Rua de Olivença contam com novas propostas de ocupação, que se estendem ao Jardim Joaquim José de Carvalho, onde decorrerá uma mostra de artesanato. O Churrascão Palmelão, o Pic-Nic Rural e a 1.ª Rampa das Vindimas, prova de ciclismo na Rua dos Aviadores, são mais algumas das novidades do programa, que aposta em Tito Paris, Raquel Tavares e HMB como alguns dos nomes maiores do cartaz musical. Saiba tudo no site da Festa das Vindimas.

Street Food Festival em Tróia
Mais de dez propostas de comida de rua instalam-se no Jardim do Norte, em Tróia até dia 4 de setembro. A funcionar entre as 12h00 e as 23h00, oferece diversos tipos de gastronomia do mundo, mas também sabores portugueses reinventados. Nachos, pizzas em forma de cone, bolos grelhados, cachorros, pregos, bifanas e bebidas como limonada, caipirinhas e mojitos são algumas das opções disponíveis. A entrada é livre embora o conteúdo das roulotes seja, naturalmente, pago.

Dias com Energia na Quinta do Covelo
Durante todo o ano, o Dias com Energia apresenta aulas de pilates, yoga e tai chi aos sábados de manhã, nos Jardins do Palácio de Cristal. Entre os meses de maio e setembro, a oferta alarga-se também aos domingos, com tai chi e Método DeRose no Parque da Cidade do Porto e na Quinta do Covelo. As novas aulas, programadas em parceria pela PortoLazer e o ginásio Vivafit, irão decorrer sempre aos sábados de manhã, entre as 10h00 e as 11h00.

Porto Sunday Sessions
Nesta 5ª edição, este festival decorre em três jardins da cidade. Uma iniciativa que promete agitar as tardes de Domingo, promovendo boa música em ambiente descontraído, até ao pôr do sol. Para pessoas de todas as idades, entre as 16h00 e as 20h00, tem lugar até ao fim do mês e no Jardim do Passeio Alegre em setembro.

OutJazz chega a Cascais
Em setembro, as atuações do OutJazz chega a Cascais mudam-se para o Parque Palmela, sempre com entrada livre. Todas as informações na página de Facebook do Outjazz https://www.facebook.com/OutJazz/?fref=ts

Verão em Festa no Jardim Zoológico
Todos os fins de semana de setembro atividades inesperadas e criativas vão ter lugar na zona de acesso livre do Jardim Zoológico. Momentos musicais, workshops, teatro e magia irão colorir este espaço oferecendo um maior número de atrações a todos os que nos visitam. Estas atividades, na sua maioria gratuitas, prometem surpreender todos os que circulem na zona do Coreto e no Auditório. Aprender a costurar, assistir a uma peça de teatro, participar numa sessão musical em família ou ser encantado por momentos de magia são iniciativas que fazem parte da programação desta a zona de acesso livre do Jardim Zoológico de Lisboa.

Feira de São Mateus
Até dia 11 de setembro, uma das mais antigas feiras do país está de portas abertas – e com entrada livre – na maioria dos dias. São 22 luas com muita animação, espetáculos de rua, artesanato, concertos diversificados e para todos os gostos, além das tradicionais diversões, mercado e restaurantes. Conheça o programa completo deste mítico evento que marca o período de verão em Viseu no site da Feira de São Mateus.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!