Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fim-de-semana com entrada livre!

  • 333
1 / 5

2 / 5

3 / 5

4 / 5

5 / 5

Este fim-de-semana e nos próximos dias usufrua do bom tempo e parta à descoberta das muitas atividades gratuitas que o Boa Cama Boa Mesa reuniu. Aproveite, é grátis!

Degustações gourmet e vinhos, cinema, dança, música, mercados e muitas iniciativas para levar os mais pequenos fazem parte do roteiro gratuito desta semana de 13 a 19 de março.

Degustação de vinhos e produtos franceses na La Pétillante
A La Pétillante, garrafeira e loja de produtos gourmet exclusivamente franceses, abre as suas portas para uma semana de degustação de vinhos e produtos franceses na sua loja. Entre os dias 12 e 19 de março, está à prova o que de melhor se confecciona em França.
Entre os vinhos selecionados para as provas estão o Gigondas Tinto “Four Danuga” Domaine Flauzière, 2012, sexta-feira, 13; Saumur Brut Domaine des Amandiers, sábado e domingo, dias 14 e 15; Gewurstraminer Florian Beck cuvée prestige, 2012, terça-feira, dia 17 e Bordeaux Tinto Château de l'Hospital Graves, 2010, quarta-feira, dia 18. Já a oferta de gastronomia e sabores proporcionados pela La Pétillante é composta por uma grande variedade de produtos gourmet salgados e doces, exclusivamente franceses, que vai dos patés, terrines, sopas, molhos e mostardas aos chupa-chupas artesanais, caramelos, biscoitos e macarons, entre outros.

Grande noite dos sabores de França
No âmbito da mesma iniciativa, dedicada a mostrar e promover os sabores franceses, a 16 de março decorre uma conferência e degustação sobre pão, queijo e vinhos franceses. Entre as 19h00 e as 22h00, diversos especialistas abordam estas temáticas em torno da degustação de produtos. O evento decorre no Instituto Francês e a entrada é livre.

Ciclo de Cinema no Feminino
Até dia 14 de março realiza-se no Goethe-Institut Lisboa a 3ª edição do Ciclo Cinema no Feminino. Este ano, e a propósito do Dia Internacional da Mulher, são projetados filmes alemães que abordam o tema da violência, todos com entrada livre.O Ciclo pretende refletir sobre as experiências e motivações de mulheres no papel de vítima, mas também enquanto autoras de formas de violência e como se fala sobre estas experiências, assim como sobre a questão da transposição e confrontação no cinema. Serão exibidas obras do cinema alemão (ficção e documentário) que têm abordado a temática da violência, desde a década de 1970 até às produções atuais.
Para fechar o ciclo, o Goethe-Institut mostra no sábado, 14 de Março, o documentário de duas partes “BeFreier und Befreite” (1991/92) (“Libertadores e Libertadas”) de Helke Sander que tem por tema as violações em massa na Alemanha durante os últimos dias de guerra e nas primeiras semanas do pós-guerra de 1945. A realizadora dedica-se ao longo de 192 minutos a este difícil capítulo da história alemã, o qual foi ocultado durante muito tempo, e entrevista pela primeira vez mulheres que foram vítimas, antigos membros do Exército Vermelho e as crianças nascidas destas violações. A entrada para todas as sessões é livre.

Almada celebra a juventude
Mais de 50 iniciativas dinamizadas por cerca de três dezenas de associações e jovens do concelho animam o concelho de Almada, entre 14 e 29 de março. Concertos, espetáculos de teatro, oficinas de expressão dramática, aulas de dança, exposições, debates, atividades desportivas, jogos tradicionais e mostra de curtas-metragens são algumas das propostas da Quinzena da Juventude, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada, com os jovens a as associações do concelho. Este sábado, 14 de março, às 16h00, é inaugurada, na Oficina de Cultura (Almada), a exposição Jovens em Foco, que divulga o percurso dos jovens almadenses que, nos últimos anos, se têm destacado em diferentes áreas como a cultura e o desporto. Nos dias 20 e 21 de março, a partir das 21h30, o Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, é palco da Mostra de Música Moderna de Almada que contará com a atuação de bandas do concelho. Estes são apenas alguns destaques de vários dias dedicados aos mais jovens. Toda a programação está disponível no site da Câmara Municipal de Almada.

Masterclass e cinema com Manuel Mozos
Esta sexta-feira, 13 de março, às 18h00, o cineasta Manuel Mozos dirige uma masterclass, de entrada livre, na Escola Superior de Educação do Porto (IPP). A 15 de março, o realizador apresenta o seu filme "João Bénard da Costa - Outros Amarão as Coisas que eu Amei" no Teatro Municipal de Vila do Conde. Mais informações no site das Curtas de Vila do Conde.

Rotas das artes com produtos naturais
A Rota d’Artes - Produtos Naturais & Bio Sintra 2015 acontece este sábado, 14 de março, das 10h00 às 18h00 no Átrio do Museu Anjos Teixeira na Vila de Sintra (Volta do Duche). Aqui marcam presença diversos artesãos, produtos naturais, produtores biológicos, artistas e terapeutas. Será ainda possível assistir à palestra "Lenda, Mito e Literatura - O Património Imaterial de Sintra" com João Rodil, pelas 15h00 e participar numa oficina de pintura, das 14h30 às 16h30. A entrada neste evento organizado pela VOANDO EM CYNTHIA, ASSOCIAÇÃO CULTURAL em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, é livre.

Diário de Viagem – Costa do Marfim no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping apresenta este sábado, 14 de março, pelas 18h30, o livro Diário de Viagem - Costa do Marfim, de Mário Linhares e Ketta Linhares, premiado no Concurso Clermont-Ferrand, em França.  Segundo os autores, e das muitas histórias que serão contadas nesta sessão de apresentação, destaca-se um momento em que o desenho os ligou a uma comunidade de Mineiros, conforme salientam: “uma das experiências mais marcantes foi desenhar mineiros exploradores, num campo de ouro, a céu aberto. Sendo valioso por ser um metal raro e com características únicas, por momentos, todos os mineiros se foram aproximando para ver acontecer algo ainda mais ímpar e precioso: o desenho!”

Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea
Até  27 de julho, a Fundação Manuel António da Mota, no Mercado do Bom Sucesso, no Porto, acolhe a exposição “Nós na Arte - Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea”. Nesta mostra apresentam-se alguns dos mais notáveis trabalhos de tapeçaria de Portalegre, realizados desde a década de 1940, e muitos dos "cartões" originais executados por artistas consagrados, nacionais e estrangeiros. Paralelamente, o visitante fica a conhecer o inovador processo de tecelagem que atraiu artistas plásticos de várias gerações e permitiu a execução de complexas obras de arte em tapeçaria. “Nós na Arte” é também uma exposição de pintura moderna e contemporânea que reúne nomes como Almada Negreiros, Camarinha, Le Corbusier, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Cargaleiro, Graça Morais, entre outros, indiciando que o interesse dos criadores contemporâneos por esta técnica está longe de esgotar o seu potencial. A mostra é organizada pela Fundação Manuel António da Mota, em colaboração com o Museu da Presidência da República e a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre. A exposição pode ser vista diariamente entre as 10h00 e as 18h00, sempre com entrada livre.

Tu és Março Jovem no Seixal
«Tu és Março Jovem» é o tema da 22.ª edição da iniciativa, que decorre entre até dia 28 de março, com concertos, cinema, teatro, exposições e atividades radicais, a decorrer em vários espaços do concelho. A campanha deste ano, que reforça conceitos como os de diálogo, troca de ideias e partilha de informação entre os jovens, tem a marca da comunidade juvenil do concelho bem vincada no programa, uma vez que esta é também a responsável pela programação da iniciativa, através dos seus projetos e das suas ideias. Para conhecer o extenso programa Março Jovem 2015, o melhor é consultar o site da autarquia do Seixal.

Porto e Douro no Espaço Cruz
Este sábado, dia 14, o Espaço Porto Cruz, situado no Cais de Gaia, inaugura uma exposição dedicada à cidade e ao seu rio, com obras de diversos artistas portugueses. Nesta mostra colectiva pode ver-se o resultado de um desafio lançado a diversos artistas: perspectivar o Porto e o Douro tendo como ponto de partida uma garrafa. A mostra tem inauguração agendada para dia 14, sábado, pelas 18h30, e tem entrada livre.

“Semear Tradições” em Guimarães 
O GuimarãeShopping celebra 20 anos com a instalação artística – “Semear Tradições”, da autoria do coletivo The FleetKollective – que conta com a participação da comunidade local e cujo resultado final reflete a tradição e memória do legado vimaranense. Todos os clientes e visitantes do Guimarãeshopping, bem como a comunidade local, deram o seu contributo na criação desta instalação artística, através de workshops que foram dinamizados para este efeito e que decorreram no âmbito das celebrações do Centro. Além da ligação ao património material (Castelo de Guimarães) e ao património imaterial (técnica dos bordados vimaranenses), os participantes tiveram a possibilidade de fazer parte da construção desta instalação artística, envolvidos num espírito de exercício comunitário que os inspirou para uma criação artística que será de todos.

Dominguinhos ecológicos
Os “Dominguinhos” de março estão sob o tema da ecologia, trazendo a natureza (plantas, sementes e até libelinhas!) ao MAR Shopping. Os “Dominguinhos” resultam da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, dedicada a projetos educativos. Tem lugar aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0, e oferecem sempre atividades lúdicas e muito divertidas, totalmente gratuitas.

Arte Bruta e Arte Contemporânea na Oliva
No Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, estão patentes ao público três exposições que projetam a face cultural da cidade nos planos nacional e internacional: “Arte Bruta: Transgredindo Fronteiras” (até final de setembro); “Figurativos, Místicos e Revolucionários: Obras da Coleção Treger/Saint Silvestre” (até 26 de abril); e “Traço Descontínuo: Coleção Norlinda e José Lima – Uma seleção (Parte II)” (até 3 de maio). Estas exposições podem ser apreciadas no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, na Rua da Fundição em S. João da Madeira, das 10h00 às 18h00, de terça a domingo. Habitualmente paga, a entrada para estas mostras é gratuita ao domingo, entre as 10h00 e as 13h00.

“Amores” no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping acolhe uma exposição de pintura da autoria de João do Vale, intitulada “Amores”. A mostra - patente ao público até 22 de março - apresenta o mais recente trabalho do artista, integrando 14 obras, de pequeno e médio formato, que estarão dispostas nos dois pisos da galeria do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping. A exposição pode ser visitada até 22 de março, no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00, e aos fins de semana, das 12h30 às 22h00, com entrada gratuita.

Cidade das Profissões nos Dolce Vita
O Dolce Vita Coimbra, Douro e Porto vão receber a by KidZania Tour. À semelhança do Parque Temático localizado no Dolce Vita Tejo, a Cidade das Profissões leva até aos profissionais de palmo e meio uma série de atividades lúdicas e pedagógicas, centradas no universo das profissões, gratuitas dos três aos quinze anos. Entre os dias 4 de fevereiro e 1 de março, é o Dolce Vita Coimbra a receber a Cidade das Profissões by KidZania Tour. Na Cidade das Profissões by KidZania Tour os pequenos visitantes, poderão desempenhar diferentes profissões, aprendendo os conceitos e boas práticas inerentes a cada profissão, tudo isto com uma boa dose de divertimento. Nesta Cidade irão existir várias atividades que as crianças poderão explorar, como: Cabeleireiro, Maquilhador, Polícia, Construtor Civil, Médico, Mágico, Manicure, Bombeiro e Técnico de Emergência Médica. De quarta a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30, os mais pequenos podem explorar o mundo dos adultos e deixem-se levar pelo universo da KidZania. No Dolce Vita Douro de 4 a 29 de março e, no Dolce Vita Porto as brincadeiras irão ocorrer entre os dias 1 a 26 de abril, em todos no horário das 10h às 12h30 e 14h às 18h30.

“A Arte como inspiração” no Espaço Cultura AXA
A AXA alia-se, uma vez mais, à cultura e às artes para a exposição coletiva de pintura das artistas Eliana Teixeira, Filipa Loff e Antónia Loff.
Seguindo o mote “A arte como inspiração”, a exposição retrata trabalhos inspiradores, que remetem para as experiências e memórias das artistas, numa mostra cheia de cor e com a utilização de diferentes técnicas e materiais. A exposição está patente no Espaço Cultura AXA, no Parque das Nações, em Lisboa, e tem entrada livre.

O maior presépio em movimento do mundo
O Natal é quando um homem quiser e em São Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, prolonga-se até dia 27 de março. Tudo para mostrar o maior presépio em movimento do mundo, assim considerado pelo Guinness Word Records. Trata-se de um presépio animado, com mais de 8.000 peças e uma dimensão de 4000 metros quadrados. Entre os destaques, encontram-se cenas da história da vida de Jesus como o momento da sua crucificação, das aparições de Fátima e o Papa Francisco em oração a Nª. Sr.ª. de Fátima, entre outras. A entrada é gratuita. Saiba mais na página de Facebook do Maior Presépio do Mundo.

Vieira Portuense no Museu Nacional de Arte Antiga
Iniciada em 1789, a viagem a Itália do jovem pintor Francisco Vieira (mais conhecido como Vieira Portuense) ficou marcada pela sua prestigiante atividade ao serviço da corte ducal de Parma, entre 1794 e 1796. Esta exposição redescobre os seus trabalhos gráficos desse período, realizados em estreita colaboração com o grande impressor Giambattista Bodoni, divulgando pela primeira vez na Europa obras fundamentais de Correggio e de outros mestres da pintura clássica. Para ver até dia 8 de março ao sábado e domingo a partir das 10h00, com entrada livre.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.