Boa Mesa

Até 25 de julho, 67 restaurantes servem os melhores pratos e vinhos da Beira Interior

É a segunda edição do concurso, decorre de 28 de maio a 25 de julho e desta vez, além dos restaurantes da região, abrange restaurantes de todo o território nacional.

Dar a conhecer a qualidade e a criatividade dos restaurantes e dos vinhos da Beira Interior é o mote da segunda edição do Concurso Beira Interior Gourmet, que decorre de 28 de maio a 25 de julho. Desta vez, além dos restaurantes localizados nesta região do país, e iniciativa estende-se a todo o território nacional, e conta com a participação de 67 restaurantes.

O desafio é dar a conhecer as criações gastronómicas dos restaurantes harmonizadas com vinhos da Beira Interior e ainda, chamar a atenção dos clientes para os restaurantes que foram afetados no seu funcionamento pela pandemia de covid-19. A primeira edição contou com 30 restaurantes a concurso, só da região da Beira Interior, desta vez são 42, chegando aos 67 com as participações de fora da região.

O concurso Beira Interior Gourmet abrange as categorias de restaurante “Cozinha Tradicional/Regional”, “Cozinha Criativa/Evolutiva” e “Cozinha Europeia e do Mundo” e cada menu terá de ser composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, acompanhado por vinhos da Beira Interior certificados, e que façam parte da carta de vinhos de cada restaurante.

Dentro da região, que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, e que correspondem a uma área de 20 municípios, são atribuídos diplomas de várias categorias, como “Espaço”, “Melhor Carta de Vinhos”, “Melhor Cozinha Criativa/Evolutiva”, “Melhor Cozinha Europeia e do Mundo”, “Melhor Cozinha Tradicional/Regional”, “Melhor Entrada”, “Melhor Harmonização Vinho e Comida”, “Melhor Integração de Produtos da Beira Interior”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Promoção”, “Melhor Serviço de Vinhos”, “Melhor Sobremesa”, “O Melhor Restaurante” e “Revelação”.

Já os restaurantes de fora da área da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior serão atribuídos os diplomas de “Melhor Restaurante”, “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal” e “Melhor Sobremesa”. Na primeira edição, o prémio principal coube ao Restaurante Colmeia, na Guarda. A lista completa dos restaurantes participantes pode ser consultada aqui.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!