Boa Mesa

Lurdes Graça e Emílio Andrade distinguidos com Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2021

Lurdes Graça e Emílio Fernando vencedores do Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2021

A título excecional e em ano fortemente marcado pelo impacto da pandemia de covid-19 no sector da restauração, o Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa é atribuído ex aequo a duas personalidades com uma longa carreira dedicada à gastronomia. Lurdes Graça, com 89 anos, e Emílio Andrade, com 100.

Pela primeira vez e a título excecional, o Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa é atribuído ex aequo a duas personalidades “emblemáticas e com uma vida profissional dedicada à restauração, destacando-se a longa, consistente e sólida carreira, e o amplo reconhecimento pela comunidade”. Os premiados são Lurdes Graça, do restaurante O Manjar do Marquês, e Emílio Andrade, do restaurante Adega Tia Matilde. Proprietários dos respetivos restaurantes, Lurdes Graça, notabilizou-se na cozinha, e Emílio Andrade, no trabalho de sala.

Para além do reconhecido percurso profissional, a resiliência dos dois premiados é também evidenciada “a vontade de continuar a servir mesmo em tempos tão adversos como os atuais”.

Lurdes Graça, com filho Paulo
Rui Duarte Silva

Com 89 anos, celebrados em dezembro, Lurdes Graça continua diariamente a trabalhar no restaurante O Manjar do Marquês, em Pombal, que fundou em 1986, com o marido e é, hoje, um exemplo notável de resistência e de amor à cozinha. O “seu” arroz de tomate já ganhou notoriedade internacional.

Com 100 anos, cumpridos em abril, Emílio Andrade começou muito cedo a trabalhar para ajudar os pais na então taberna, fundada em 1926, e transformada na atual Adega Tia Matilde, em Lisboa. Hoje, quase um século depois, continua a fazer o que mais gosta, gerir o restaurante e a receber os clientes sempre de sorriso aberto e franco.

Emílio Andrade na "sua" Adega Tia Matilde, em Lisboa

Presidido por Francisco Pinto Balsemão e composto por José Bento dos Santos, Vítor Sobral, Fortunato da Câmara e Paulo Brilhante, o Júri do Prémio Carreira 2021 do guia Boa Cama Boa Mesa destaca que ambos os distinguidos “são exemplos notáveis do espírito de entrega que a atividade da restauração requer”, tendo em conta o último ano e o forte impacto da pandemia de Covid-19 neste sector da economia.

O Prémio Carreira do guia “Boa Cama Boa Mesa” tem como propósito prestar homenagem e elogiar, de uma forma pública, uma personalidade que se destaque nas diversas vertentes associadas à Boa Cama e à Boa Mesa e já distinguiu Vítor Sobral, Evaristo Cardoso, Dionísio Pestana, João Pires e Jorge Rebelo de Almeida.

A edição 2021 do guia Boa Cama Boa Mesa, com a seleção dos melhores restaurantes e alojamentos de Portugal vai ser publicado no dia 18 de junho, com o Expresso.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!