Boa Mesa

Hotel em Óbidos inaugura restaurante em estufa com mais de 2000 plantas

O novo restaurante do premiado Rio do Prado, em Óbidos, inspira-se num mercado com a cozinha aberta para a sala. Filho da pandemia, instalou-se na estufa e partilha o espaço com milhares de plantas.

Em tempos de pandemia e em contra corrente, o hotel Rio do Prado, nos arredores de Óbidos, galardoado com uma Chave de Ouro pelo Boa Cama Boa Mesa em 2020, apresentou, por estes dias, um novo restaurante. Instalado na estufa privada da unidade hoteleira, inspira-se num antigo mercado e está decorado com mais de 2000 plantas, que também são usadas na preparação dos pratos ali servidos. Luminoso, arejado e de grandes dimensões, o novo restaurante da estufa, com o nome The Market Man, complementa a oferta gastronómica do restaurante do hotel, o Maria Batata.

A cargo da cozinha está Bruno Marques, chef executivo dos hotéis Rio do Prado, The Literary Man e do The History Man, que irá preparar, ao vivo, pratos como ovos com cogumelos, pimentos salteados com sal e tomilho limão, chips de beringela com mel e canela ou queijo de cabra com conserva de peras doces. Haverá ainda ceviches de atum fresco com abacate e sésamo, polvo caramelizado com molho agridoce e ervas frescas, robalo curado com beterrabas e cebola roxa e Pintxo de bacalhau com azeitonas e espuma de ovo.

Na ementa do The Market Man encontra ainda asinhas de frango crocantes com limão e pil-pil, pica-pau de enchidos assados em aguardente, sanduíche de porco BT com rúcula e laranja e carpaccio de novilho baseando com pickles caseiros. Nas sobremesas haverá sempre brownie de chocolate, amendoins e banana flamejada, marshmallow gelado de citrinos e hortelã, e crepes de fruta com molho à escolha, que chegam à mesa num carrinho para que o cliente escolha. Ao fim de semana haverá sempre alternativas diferentes, como pizas, pastas e foccacias, cozinha rural, onde entram as feijoadas e os estufados, peixe fumado no Kamado e alternativas de cozinha saudável, com saladas e sandwichs e até dias dedicados ao Sushi (preço médio €20).

O proprietário do Rio do Prado, Telmo Faria, diz que “é filosofia do hotel proporcionar novidades em todas as estações”. E justifica a abertura do novo The Market Man com o “alto nível de procura mesmo durante o estado de emergência, sem nunca ter fechado”. Considera ainda ser “relevante destacar este projeto numa altura em que a restauração atravessa a sua maior crise de sempre”, e que “apostar em espaços ventilados e de dimensão generosa é vital, tal como dar a experiência de começar um dia numa estufa com mais de 2000 plantas”. O The Market Man funciona também como sala de pequenos almoços do Rio do Prado.

Telmo Faria diz ainda que esta experiência, do The Market Mannão existem em Portugal” e que “o ADN do Rio do Prado é surpreender” Ao conceito gastronómico junta-se a programação cultural que trará talentos a este The Market Man . A próxima novidade serão as 12 novas suites em construção e o aprofundamento das “Travel Experiences” com as coleções selecionadas pela MaadMakers pensadas exclusivamente no outfit das hóspedes do Rio do Prado.

Recentemente o Rio do Prado (Rua das Poças, Arelho. Tel. 262 959 623) transformou o Spa numa suite exclusiva para casais, com 100 metros quadrados, onde uma cama gigante assume o protagonismo a meio do espaço. No patamar superior há duas marquesas para massagens, sendo dada, diz Telmo Faria, proprietário do espaço, “uma aula de massagens para casais aos hóspedes que assim o pretendam, para momentos relaxantes a dois”. Ao fundo do quarto, após passar pela imponente lareira, chega-se ao flutuário privativo, com a água a 34 graus, e depois à sauna e ao banho turco, também absolutamente privados, para utilização a qualquer hora do dia ou da noite. Conta ainda, no exterior, com uma zona de pequeno-almoço também exclusiva, perfeita para os dias de calor.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!