Boa Mesa

Eis o novo Yakuza Lisboa, o restaurante que promete marcar o verão na capital (Fotogaleria)

Percorra a fotogaleria para conhecer o novo Yakuza
111

Fotogaleria: Reabre segunda-feira, dia 19 de abril, numa nova localização, com mais espaço e máximo requinte. Promete ser o restaurante sensação para ver e ser visto em Lisboa.

Fotogaleria: Mudou tudo! A localização, já não é na Rua da Escola Politécnica, a decoração, que é agora mais elegante e requintada, e a ementa, elevada ao expoente máximo daquilo que um restaurante japonês consegue ser em Lisboa. Se era um dos melhores, o novo Yakuza Lisboa, que abre segunda-feira dia 19 de abril ao público quer ser o melhor e o ponto alto da carreira de restaurador de Olivier da Costa.

Não se olhou a meios para construir o novo Yakuza Lisboa, no espaço onde funcionou o Olivier Avenida, local frequentado pelas vedetas da televisão e do espetáculo, e restaurante obrigatório, por exemplo, de Cristiano Ronaldo ou de Christian Bale, o Batman da Sétima Arte quando estão em Lisboa. A decoração obedece a padrões estéticos rigorosos: foram usados apenas os melhores materiais e, o mais importante, a ementa, foi repensada com a inclusão de novos pratos que se vão tornar, a curto prazo, em verdadeiros clássicos, com a conjugação dos sabores mediterrânicos com a tradição oriental do sushi e sashimi.

Yakuza Lisboa

Os makizushi e gunkans, as massas e saladas e outros sabores da produção eclética do restaurateur surgem numa carta com motivos adicionais para justificar uma degustação prolongada. O Rolo de Lavagante, envolvido em papel arroz, manga, abacate, espinafre, cenoura, coentros, pepino, pickles de cebola, o Lombo de Merluza no Miso, uma Posta de Merluza, miso, salada e pickles, o Lombo Spicy Teriyaki, de novilho, com spicy teriyaki, e chips de alho e o impressionante Preguinho Yakuza, em pão brioche, com cogumelos, lombo novilho, caviar, trufa são apenas parte das novidades de uma carta que continua fluente na melhor linguagem gastronómica de Olivier da Costa.

O novo Yakuza Lisboa é um dos primeiros restaurantes construídos de raiz para os tempos pós-pandemia, mas é também o início de uma viagem do conceito à conquista de outros mercados, com presença em cidades como Paris, depois de ter aberto no Porto, e sazonalmente abrir em Cascais e no Algarve, e supera qualquer investimento feito até ao momento no portefólio de Olivier da Costa. O empresário explica que “é o maior investimento de sempre nestes 25 anos de carreira, um passo que se impunha, em preparação do que será a marca Yakuza a partir de agora, uma marca internacional”.

Yakuza Lisboa

Olivier da costa, revela ainda que “estamos na avenida mais cara de Portugal, no quarteirão mais caro, no espaço de um restaurante que foi icónico para Lisboa, o Olivier Avenida. É também o regresso do Yakuza a casa, e daqui partiremos numa nova aventura”, realça, recordando ter também sido o autor do décor onde os clientes serão surpreendidos naquela que é certamente uma das mais sublimes ilustrações do Oriente nos espaços de restauração no país.

Na carta continuam estrelas como os Nigiri de barriga de atum, de peixe branco e de salmão, entre outros, com opções de caviar. Prosseguem os aveludados Makisushi Califórnia, de Camarão, salmão, pepino e manga, os Spider Roll de Caranguejo casca mole, salmão, abacate, alho francês e rabano, Ura Veggie com espargos, cenoura, alface e batata doce. Na cozinha do Yakuza Lisboa faz ainda parte a inevitável Robata. Sobre a grelha japonesa estarão, a par de outros, o Tori no tebasaki, umas Asinhas de frango com flor de sal e lima e o Kohitsuji, umas Costeletas de borrego com flor de sal e La-yu (preço médio €40).

Yakuza Lisboa

O Yakuza Lisboa (Rua Júlio César Machado 7, Lisboa. Tel. 934 000 913) abriu em 2011, na Avenida da Liberdade, seguindo depois, em dezembro de 2015, para o primeiro andar da antiga Real Fábrica das Sedas, na Rua da Escola Politécnica, com o nome Yakuza First Floor. Em abril de 2021 regressa à morada original, no Hotel Avani. O portefólio By Olivier conta com seis conceitos diferentes distribuídos por 16 espaços como o KOB Lisboa e KOB Porto, o Guilty Avenida, Guilty Parque das Nações e Guilty Porto, o Yakuza Lisboa, Yakuza Algarve, Yakuza Cascais e Yakuza Porto, o SEEN São Paulo, SEEN Lisboa, SEEN Bangkok e SEEN Koh Samui. O conceito virtual Savage está disponível, em Lisboa e em São Paulo, através das aplicações de entregas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!