Boa Mesa

Colmeia: no melhor restaurante da Beira Interior come-se Cabritinho das Terras Altas e elogia-se a região

O restaurante vencedor da primeira edição do concurso Beira Interior Gourmet distingue-se pela comida genuína e por privilegiar os produtos e as receitas locais.

O restaurante Colmeia, na Guarda, foi o vencedor da primeira edição do Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira InteriorBeira Interior Gourmet. Distinguiu-se, entre as três dezenas de concorrentes, pelos sabores genuínos que leva à mesa, pelas apresentações cuidadas e pela dedicação aos produtos regionais, fazendo, a espaços na ementa, algumas incursões a outras tendências, de modo a complementar a oferta desta região no Centro de Portugal.

Sugerido na edição de 2020 do guia Boa Cama Boa Mesa, o restaurante Colmeia é referido como um “Clássico nesta cidade, onde presta serviço desde 1983”, e é considerado como “um restaurante de cozinha segura e apurada, seja a partir do menu do dia, onde desfilam sugestões ao sabor das estações, como pataniscas de bacalhau e arroz de grão, costela de vitela Jarmelista no forno ou arroz de cabidela de pica-no-chão”. Pode ainda ler-se que a “ementa tem uma oferta equilibrada entre peixes e carnes e baseada na cozinha tradicional, variando entre o polvo quente com batatinha a murro até ao cabritinho das Terras Altas no churrasco”. Destaca-se ainda a competente garrafeira e os vinhos regionais que inclui, fator também tido em conta nesta distinção no Beira Interior Gourmet.

Na ementa do restaurante Colmeia, encontram-se ainda propostas como Bacalhau com broa, com couve tronchuda e puré de grão sobre carpaccio de tomate, Filetes de polvo com arroz da horta, Arroz de peixes do Atlântico, Massinha de peixes e Arroz de tamboril. Nas carnes, além dos bifes, da vazia grelhado ou com natas, há também Posta de novilho da Terra de Miranda, Lombinho à Beira Alta, Medalhões de vitela com ananás e batata à pobre, Espetada de lombinho com molho tártaro e Nacos de vitela e arroz de feijão. O Leite-creme torrado e o Queijo de ovelha Curado são algumas das sobremesas disponíveis.

Restaurante Colmeia, na Guarda

O restaurante Colmeia (Estrada dos Galegos, Guarda. Tel. 271213389) encerra ao sábado ao jantar e ao domingo, e as refeições têm um preço médio de €25. O restaurante tem menu diário e serviço de take-away.

Prémios Beira Interior Gourmet

Nesta primeira edição do concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior – Beira Interior Gourmet, foram ainda atribuídos cerca de uma dezena de prémios. Além do de “Melhor Restaurante”, atribuído ao Colmeia, na Guarda, o prémio de “Melhor Carta de Vinhos” coube aos restaurantes Nobre Vinhos e Tal e Aquáriu's, também na Guarda. O “Melhor Serviço de Vinhos” foi atribuído ao restaurante Entre Portas, em Pinhel, e ao D’sigual Wine House, na Guarda. As Casas do Coro, em Marialva, conquistaram o troféu de “Melhor Harmonização Vinho e Comida”, enquanto a “Melhor Entrada” foi preparada pela Taberna A Laranjinha, na Covilhã.

O “Melhor Prato” foi da Encosta da Muralha, em Castelo Branco, a “Melhor Sobremesa” foi feita pela Casa da Esquila, na Guarda e o prémio para a “Melhor Utilização de produtos Beira Interior” foi entregue ao Alkimya, na Covilhã. O prémio para o “Melhor Espaço” coube ao restaurante Cova da Loba, em Linhares da Beira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!