Boa Mesa

Mesa com Mérito: conheça os 20 restaurantes distinguidos pelo guia Boa Cama Boa Mesa

Em 2020, o guia Boa Cama Boa Mesa, após a avaliação de centenas de restaurantes, atribui, pela primeira vez esta distinção

Uma das novidades do guia Boa Cama Boa Mesa 2020, que chega às bancas, este sábado, dia 7 de março, é a criação da distinção Mesa com Mérito. Ao longo desta edição, assinala-se com destaque e integrados nos respetivos distritos de localização, 20 restaurantes que ajudam a contar a história da gastronomia nacional. Com esta distinção, pretende-se elogiar o trabalho de 20 restaurantes, a partir de diversos critérios, que, no fundo, atestam a diversidade e a importância de cada um no panorama nacional.

Para se chegar à lista das Mesas com Mérito foram utilizados diversos critérios, nomeadamente, a reconhecida e fundamental importância no desenvolvimento da região em que cada um dos restaurantes se insere, espaços que fossem “embaixadores” da melhor gastronomia, através do receituário e dos produtos da região que utilizam, serem precursores e promotores da utilização de produtos regionais ou endógenos, ajudando ao seu conhecimento pelo público e ainda, o facto de atravessarem uma ou mais gerações de clientes. Naturalmente, teve-se em consideração terem atualizado ou modernizado os espaços, mantendo a qualidade e a regularidade da cozinha e do serviço.a consistência. e longevidade nas ementas apresentadas.

Rui Duarte Silva

Conheça, por ordem alfabética e indicação de concelho de localização, os 20 restaurantes distinguidos como Mesa com Mérito, em 2020:

Adega Tia Matilde (Lisboa)

Caneiro (Cabeceiras de Basto)

Cimas Restaurante (Cascais)

Convento de Belmonte Gourmet (Belmonte)

Cozinha da Terra (Paredes)

Cozinha do Manel (Porto)

Fialho (Évora)

Gigi (Loulé)

O Gaveto (Matosinhos)

O Laranjeira (Viana do Castelo)

O Manjar do Marquês (Pombal)

O Victor (Póvoa de Lanhoso)

Pabe (Lisboa)

São Gião (Guimarães)

Solar dos Presuntos (Lisboa)

Taberna do Adro (Elvas)

Tia Alice (Ourém)

Toca da Raposa (São João da Pesqueira)

Tomba Lobos (Portalegre)

Vallécula (Guarda)

O guia Boa Cama Boa Mesa vai estar à venda, por €14,90, a partir de sábado, dia 7 de março. Pode, desde já, fazer a reserva do seu exemplar através da Loja Impresa.

O guia Boa Cama Boa Mesa 2020 conta com o apoio/patrocínio do Recheio - Cash & Carry, BPI, PNT – Prémio Nacional de Turismo e TAP - Air Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!