Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Vinum Restaurant & Wine Bar: Provar os tesouros selvagens da costa portuguesa

Um dos maiores tesouros do nosso mar chega à mesa do VINUM Restaurant & Wine Bar para mostrar todo o seu sabor e excelência. O restaurante das Caves Graham’s trocou a carne pelo peixe e, este outono, as já emblemáticas jornadas do Boi Velho dão lugar às riquezas gastronómicas da costa portuguesa.

O peixe selvagem do Atlântico é presença habitual no restaurante, apostado em ingredientes de grande qualidade. Todo o pescado é oriundo do mar – nunca de viveiros – e das águas frias, ricas e diversas de Portugal.

O peixe-estrela escolhido para abrilhantar o evento é o Tamboril Selvagem, uma espécie de época, que está, agora, na sua plenitude de gorduras e tamanho. À cozinha do VINUM chegam apenas exemplares com mais de 3,5 kg, perfeitos para a preparação na parrilla, a grelha de design basco cujo fogo apenas sublinha os sabores a mar.


Tal como acontece com a carne, a parrilla é essencial na confeção do peixe, à boa moda do País Basco. Mais do que uma tradição, o peixe fresco assado na parrilla é quase uma religião para os bascos. A grelha em particular, com design originário naquela região e desenvolvida pelo Grupo Sagardi ao longo dos seus 25 anos, é alimentada a carvão de carvalho.

O Tamboril é depois servido em peças inteiras, ideais para partilhar, acompanhado com uma Salada de alface e cebolinho e os característicos Pimentos de Piquillo assados.

Ainda antes deste prato principal, as boas-vindas são dadas com uma seleção de Conservas de Peixe de Matosinhos, numa homenagem à tradicional indústria conserveira do Norte de Portugal, e uma Cavala marinada no momento. Segue-se um Guisado de Bacalhau e Amêijoas com Feijão Branco. No final, uma seleção de Queijos regionais e as já clássicas Trufas de Chocolate completam o menu que custa €100; €120 com harmonização vínica. Neste capítulo são convocados os néctares da Symington Family Estates. Altano Doc Douro Branco 2018; Quinta da Fonte Souto Branco 2017; Quinta do Ataíde Doc Douro Tinto 2016 e
Graham's Porto Vintage 2000
acompanham os vários momentos da refeição.



Apesar de ser novidade nas Jornadas Gastronómicas, o peixe fresco na parrilla é presença habitual na carta do VINUM, que mantém o compromisso de servir apenas pescado selvagem (nunca de viveiros) e da costa portuguesa. Com um único fornecedor, no Mercado de Matosinhos, que se abastece em todas as lotas do país, há espécies incontornáveis para o restaurante: salmonete, rodovalho, linguado, robalo, goraz, pescada e, claro, tamboril são servidos sempre de acordo com a época e a disponibilidade que a natureza permite.

O menu criado para as I Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico estará disponível diariamente, até dia 15 de dezembro, ao almoço - entre entre as 12h30 e as 16h00 - e ao jantar - das 19h30 e às 00h00 - e conta com harmonização dos vinhos da casa.

Dotado de uma incrível paisagem sobre o Douro e Porto, o VINUM Restaurant & Wine Bar (Rua do Agro 141, Vila Nova de Gaia. Tel. 220930417) está inserido nas Caves Graham’s, unindo elegância e descontração numa sala com enormes pipas e outros artefactos ligados ao vinho. O néctar justifica, aliás, uma visita, bem alinhado com propostas da cozinha à vista, atenta aos ritmos da terra - e do mar - e à qualidade do que ela oferece.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!