Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Do rabo às caras: Miguel Laffan prepara jantar especial dedicado ao bacalhau

Com o Natal à vista, o bacalhau volta a estar no topo da atualidade e preocupações dos portugueses. É neste contexto que Miguel Laffan decidiu preparar um jantar muito especial dedicado ao “fiel amigo”, que é, ao mesmo tempo, uma mostra de como aproveitar a versatilidade e as partes menos usadas do bacalhau. “É um menu do rabo às caras”, resume o chefe, acrescentando: “Além do lombo, neste jantar, as caras, as línguas e os sames são igualmente protagonistas”.

Muito mais do que um simples jantar dedicado ao bacalhau, este evento único vai ter muitas surpresas, a começar pela presença do mestre bacalhoeiro Bernardo Alves, da empresa Riberalves, que vai ajudar a explicar tudo sobre a pesca, cura e partes do “fiel amigo”. No final do jantar, harmonizado com vinhos da AdegaMãe e apresentados pelo enólogo Diogo Lopes, todos os participantes vão levar para casa um cabaz natalício, com vinho, chocolate e… bacalhau, claro! Mas as ofertas não ficam por aqui, uma vez que no final da refeição está previsto o sorteio de estadias nos hotéis InterContinental Lisbon e InterContinental Cascais-Estoril, juntamente com uma visita à Fábrica do Bacalhau e uma visita à AdegaMãe.

O menu deste jantar bacalhoeiro único, começa com “Rabo em duas texturas, patanisca e ceviche”, harmonizado com AdegaMãe Viosinho; seguido do aromático “Caras numa coentrada à alentejana”, que tem a companhia de mais um monocasta, no caso, o Arinto, que também harmoniza com o prato “Língua com mexilhão, champanhe e açafrão”. Para aumentar a complexidade e força do menu, Miguel Laffan apresenta “Sames com ervilhas, chouriças e ovo baixa temperatura”, que casa com Dory Reserva Branco. Para terminar, chega a nobreza do “Lombo assado, estufado de vinho tinto, cogumelos silvestres e puré de feijão branco”, que vai ter a companhia de outro vinho pensado pela AdegaMãe para acompanhar o “fiel amigo”, o Dory Tinto.

Naquele que foi o maior desafio para o chefe Laffan, a sobremesa chega em “Bolo quente de chocolate e café com recheio de caramelo, coco e miso, com manteiga de amendoim e sal de cura verde”, para que o bacalhau também deixe a sua marca no final do menu.

Este jantar bacalhoeiro, com pratos criados de propósito para o evento e início marcado para as 20h00, desta quinta-feira, dia 28 de novembro, custa €60 e decorre no Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante, que está integrado no hotel InterContinental Cascais-Estoril (Av. Marginal, 8023, Monte Estoril. Tel. 218291100).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!