Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Portugal perde mais uma estrela Michelin: São Gabriel encerra portas no Algarve

VASCO CELIO/STILLS

EXCLUSIVO: O restaurante São Gabriel, liderado por Leonel Pereira e Delfim João, encerrou.

Dois dias depois de ter recebido uma estrela atribuída pelo Guia Michelin, o mítico restaurante da Quinta do Lago, no Algarve, não vai voltar a abrir. Depois de 6 anos consecutivos com uma estrela Michelin e com um historial de 26 anos com uma estrela no guia de capas vermelhas, vai-se tornar num restaurante asiático, sem pretensões de prémios ou de serviço de “fine dinning”.

Leonel Pereira confirmou o encerramento do restaurante São Gabriel ao Boa Cama Boa Mesa, lamentando a impossibilidade de continuar com o projeto no mesmo local, devido à venda do edifício a um novo investidor. Disse ainda que onde funcionou o São Gabriel, o novo proprietário pretende abrir as portas do espaço a um conceito gastronómico radicalmente diferente. Já informou, disse Leonel Pereira, os responsáveis pelo Guia Michelin deste encerramento. Para já, prepara-se para abri um novo restaurante, com uma carta baseada nas melhores propostas da carreira e que criou para o restaurante São Gabriel, sob a forma de petiscos. Será em Faro e, como o Boa Cama Boa Mesa avançou, leva o nome de CHECK-In Faro by Leonel Pereira.

O atual estado das negociações, diz Leonel Pereira, ainda não lhes permite garantir a propriedade do nome São Gabriel para um novo projeto, dedicado ao “fine dinning”, ainda sem local definido, mas com pretensões de voltar a pertencer à constelação Michelin. Aliás, Leonel Pereira, que renovou a estrela para o ano 2020 no Guia Michelin, era um chefe constante na bolsa de apostas para as duas estrelas do guia dedicado à Península Ibérica. Recorde-se que na edição de 2015, do guia Boa Cama Boa Mesa o chefe recebeu a distinção de Chefe do Ano, e ao restaurante São Gabriel, foi atribuído o Garfo de Platina, que manteve em 2019.



Utilizando as redes sociais, Leonel Pereira escreve, para anunciar o encerramento do restaurante São Gabriel, que “Em meu nome e do meu “Partner” Delfim Joåo, queremos agradecer em primeiro lugar, a toda a nossa equipa por mais um ano de renovação da estrela (7anos)”. Também agradece “aos nossos (fiéis) clientes que incansavelmente, nos seguiram ao longo destes sete anos”. Leonel Pereira aproveita as redes sociais para “informar que o restaurante São Gabriel foi vendido. Como tal, chegou ao fim de uma existência de 30 anos como “fine dinning” onde 26 deles foram estrelados! Já na próxima estação, abrirá com nova gerência, onde o conceito (segundo a informação dos novos proprietários) será asiático e sem ambição de estrelas. A eles, desejamos as maiores felicidades e sucesso profissional para esta caminhada que vão iniciar”. Termina ansiando “ter novidades (sobre a transição do atual conceito São Gabriel) antes do próximo verão!”.



O CHECK-In Faro by Leonel Pereira (Avenida da República, 40, Faro) abre no final de janeiro com uma carta que é também uma viagem pela carreira do chefe. Com apenas 26 lugares, a sala é apoiada por uma esplanada onde cabem mais 30 pessoas. O restaurante só vai servir jantares, a partir de um conceito mais informal que o do premiado São Gabriel.



Também o Thai Garden, o restaurante tailandês do São Gabriel (Estrada Vale do Lobo, Quinta do Lago. Tel. 289 394 521), vai deixar de ser liderado por Leonel Pereira, ficando dentro do novo projeto, mantendo-se apenas o Thai Brás, no MAR Shopping Algarve (Avenida Algarve, Complexo Industrial IKEA, Almancil) de portas abertas e sob a liderança do chefe.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram