Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

A “Bela” e o “Best” juntos em jantar gastro-emocional!

  • 333

O nome original do jantar faz um trocadilho com o nome da obra “A Bela e o Monstro”. Numa versão em inglês, chama-se “The Beauty and The Be(a) st” e serve apenas para dizer que Joe Best, um dos mais criativos chefes desta geração, vai tomar conta da cozinha do restaurante Solar do Alambique e que leva como companhia a chefe Ann-Kristin Wenzel. Chamam-lhe, ao jantar, uma noite gastro-emocional e servem, por apenas uma noite, a chamada de cozinha de terroir, ou de proximidade.



No Solar do Alambique, neste jantar único “The Beauty and The Be(a) st” vai-se servir peixe da Ria de Aveiro, algas, plantas halófitas, frutas e legumes, frutos secos, espécies de criação e ovos, leguminosas, uvas, vinhos e aguardentes. Começa tudo com uns “Amuses de Boca”, que juntam ao pão e às tostas uma manteiga de algas e um paté da Ria e continua com um “Consummé Barra Dashi”, onde se junta “Corral, a Ria e o Japão no pensamento”. No “Fundo da Terra” surge “o nosso Tomate, as algas e a galinha pôs um ovo”.



A aventura “The Beauty and The Be(a) st” no restaurante Solar do Alambique continua com “A Dourada da Ria”, com “abóbora do Alambique assada, coroa de algas crocantes e Dourada da nossa apanha em Ílhavo”, segue com “Sustentável”, ou seja, um “arroz de Ganso malandrinho e “bacon” da Ria, com Magret de Ganso confit a baixa temperatura”. O “Bota gosto” é um “gelado de Phisalys com aguardente do Solar” e a “Lambarice” um “marmelo assado, bolo ensopado, laranja e nozes”.



Joe Best
é um dos mais conhecidos e criativos chefes desta geração de cozinheiros. É o responsável pelo projeto “Estórias E Fragmentos By Joe Best”, também conhecido como “o restaurante que não existe” e pelo conceito “DaCozinha by Joe Best” que partilha com Ana Rosa Besteiro. É um paladino do sabor, da valorização do produto e um viajante das cozinhas nacionais. Já Ann-Kristin Wenzel é dinamarquesa de nascimento mas portuguesa de coração. Trabalhou como modelo e deu-se a conhecer ao país ao alcançar o segundo lugar na edição nacional do Master Chef em 2015. Tem uma empresa de catering que fornece serviço de chefe privado para empresas e bolos e doces gourmet feitos à medida.



O jantar “The Beauty and The Be(a) st” no Solar do Alambique (Rua António Castilho, 4, Angeja, Aveiro. Tel. 234 918 014) tem lotação limitada, pelo que se recomenda reserva, e custa €47,50 por pessoa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!